O ano de 2014 começa com importantes mudanças no esporte brasileiro, desde a aprovação da legislação que melhora a gestão das entidades que administram o esporte até a maior participação política de atletas. Por isso, a Atletas fortalecerá seu foco no advocacy.

 

Para o ano, estão previstos o lançamento do primeiro relatório do programa Cidades do Esporte, a formalização de um compromisso com os candidatos à presidência e a consolidação do portal Esporte pelo Brasil.

 

Segundo a diretora-executiva da instituição, Daniela Castro, a atuação da organização continuará forte em Brasília com dois principais objetivos: a regulamentação das alterações da MP (Medida Provisória) 620 e a consolidação do Sistema Nacional de Esporte.

 

Outra ação importante em prol da melhoria no acesso ao esporte pela população será o lançamento do primeiro relatório do projeto Cidades do Esporte, programa inédito de monitoramento de indicadores e políticas públicas de esporte realizado nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

 

Haverá também visitas às cidades participantes do programa para divulgação local do relatório. Trata-se de mais um passo para contribuir com o legado esportivo e o desenvolvimento de uma cultura esportiva nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

 

A Atletas pelo Brasil irá propor ainda aos candidatos à presidência do País, nas eleições que serão realizadas em outubro próximo, a adesão ao compromisso que garanta melhorias ao esporte brasileiro. Essa ação seguirá o termo firmado em 2012 pelos prefeitos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

 

Segundo Daniela Castro, em 2014, a organização também irá se dedicar ao portal Esporte pelo Brasil (www.atletaspelobrasil.org.br), que reúne informações sobre esporte, legados, atletas, eventos e pesquisas, para que se consolide como referência na internet para o esporte.