Desde 2009 a Atletas pelo Brasil atua de forma propositiva na defesa do Esporte brasileiro, com contribuições para a melhoria de políticas públicas esportivas, para o fomento da utilização mais eficaz de recursos e melhor gestão e transparência no setor esportivo.
Em 2011, apresentamos à presidência da república uma proposta para o Legado Esportivo e Social da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 com dois pontos prioritários: o Esporte acessível a todos os brasileiros e a urgente revisão do Sistema Esportivo Nacional. Infelizmente, a proposta não foi considerada.
Agora, um ano após a realização das Olimpíadas no país, começam a surgir fortes questionamentos quanto aos números totais do investimento público e ao planejamento de legado, além dos recentes escândalos envolvendo confederações e o próprio dirigente da Rio 2016. Além disso, a proposta de orçamento para 2018 apresentado pelo governo no último 31 de agosto aponta para um retrocesso enorme no setor, comprometendo a continuidade das políticas públicas esportivas já existentes e os avanços que almejamos. Apesar de a proposta estar sujeita a ajustes, já sinaliza redução do orçamento ao patamar de 2004, representando clara regressão.
Por tudo isso, a Atletas pelo Brasil vem se posicionar publicamente pela valorização do Esporte brasileiro. Em defesa de um Esporte íntegro, transparente, democrático e inclusivo.
Sabemos que os megaeventos criaram um ambiente favorável para o esporte na pauta governamental, mas pouco se avançou na oferta para a população, direito garantido constitucionalmente. Acreditamos que o desenvolvimento da cultura esportiva deve ir muito além de criar uma nação de expectadores. Passa pela ampliação do acesso ao esporte para que seus benefícios possam ser realidade para os cidadãos.
Defendemos a estruturação do setor por meio de um Sistema Nacional do Esporte e investimentos públicos realizados de forma planejada, consistente, acompanhado por diretrizes e metas claras, com total transparência nos dados.
No alto rendimento, acreditamos ser fundamental fomentar boas práticas de gestão e a melhoria da governança e transparência das entidades esportivas, além do investimento planejado e equilibrando, com normas claras de apoio aos atletas e em conjunto com os ciclos olímpicos, para que tenham estabilidade e segurança para se preparar e representar bem nosso país. A Atletas pelo Brasil vem trabalhando incansavelmente para que isso aconteça e já conquistamos vitórias nesse sentido, como a aprovação do artigo 18 A da Lei Pelé e o Pacto pelo Esporte.
Acima de tudo, exigimos muito mais respeito e cuidado com tudo que envolve o tema Esporte no Brasil. As denúncias que mancham o nome do esporte e de suas instituições devem ser investigadas com profundidade e responsabilidade. Almejamos, principalmente, que a importância do Esporte seja reconhecida por meio do aprimoramento do nível de gestão e governança, e com investimento adequado e planejamento que contribua para o desenvolvimento dos brasileiros e do país, deixando no passado os escândalos e notícias tristes.
É chegada a hora de uma nova ordem.
Nós, da Atletas pelo Brasil, continuaremos contribuindo e dialogando com todos que desejam construir o Esporte que este país e seu povo merecem. Este jogo só termina quando todo mundo vence.
São Paulo, 06 de outubro de 2017
Atletas associados da Atletas pelo Brasil