O Programa Cidades do Esporte realizou, no dia 29 de fevereiro, reunião do Comitê de Governança no Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. Durante o encontro foram apresentados os próximos passos para 2016.
O Comitê de Governança tem um papel consultivo e é formado pelas seguintes entidades: Instituto Ayrton Senna, Nike, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (Instituto Ethos), Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Rede Esporte pela Mudança Social (representada por PRODHE/Cepeusp e Instituto Esporte e Educação), SESC, UNESCO e UNICEF.
Neste ano, o Programa, que envolve as prefeituras das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e o Distrito Federal, irá avançar na mobilização dos prefeitos, em especial, em torno de melhorias nas políticas públicas do setor.
“A partir das conclusões do II Relatório, verificamos que é necessário aumentar o engajamento do poder público na busca por melhores resultados no esporte. Isso refletirá positivamente na coleta de dados”, disse Silvia Gonçalves, coordenadora do Programa Cidades do Esporte.
Prêmio Cidades do Esporte
O Prêmio Cidades do Esporte foi um dos assuntos abordados na reunião. As inscrições estão abertas, desde janeiro, para as prefeituras que participam do Programa Cidades Sustentáveis. O prêmio contemplará administrações municipais que tenham políticas públicas de esporte bem-sucedidas, com resultados concretos e mensuráveis, e é uma das categorias da segunda edição do Prêmio Cidades Sustentáveis.
Mais informações estão disponíveis no site do Programa Cidades Sustentáveis, no qual é possível consultar os 56 indicadores e o manual do Prêmio Cidades do Esporte.