Raí Oliveira (Foto: Marcos Mesquita)

Raí Oliveira (Foto: Marcos Mesquita)

 

Diretor da Atletas pelo Brasil, Raí Oliveira participou de um ato público em busca de melhorias na gestão do futebol brasileiro, nesta terça-feira (15). O #OcupaCBF promoveu uma ocupação simbólica da sede da CBF, localizada na Avenida Luis Carlos Prestes, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a partir das 15 horas.

 

O movimento, surgido nas redes sociais na segunda-feira, mobiliza ex-atletas, treinadores e artistas. Além de Raí, o evento reuniu líderes do Bom Senso FC, como o ex-meia Alex e o zagueiro Paulo André, entre outras personalidades.

 

“É um manifesto pacífico por mudanças urgentes na CBF. Acredito que a mobilização de todos é fundamental na luta por transparência, democracia e profissionalismo no futebol”, destaca Raí.

 

O ex-jogador fez a leitura do manifesto, que pede a convocação de novas eleições, a democratização do colégio eleitoral e a eliminação da cláusula de barreira que exige o apoio de oito federações e cinco clubes para os eventuais candidatos. O movimento acredita que a CBF é uma entidade sem autonomia absoluta, já que administra um dos maiores patrimônios públicos do Brasil, o futebol. O esporte utiliza as cores, a bandeira e o nome do Brasil, representando o País internacionalmente.

 

O documento tem o apoio da Atletas pelo Brasil, que defende a transparência e a democratização das entidades que administram o esporte brasileiro. A entidade articulou neste ano o lançamento do Pacto pelo Esporte, acordo inédito entre algumas das maiores e mais prestigiadas empresas do País, estipulando critérios de governança para a realização de investimentos e patrocínios a confederações, federações e clubes.

 

A Atletas pelo Brasil também teve papel decisivo na inclusão do artigo 18-A na Lei Pelé, em 2013. O artigo prevê medidas como a alternância no exercício dos cargos de direção, transparência em relação aos dados econômicos e financeiros, instrumentos de controle social e participação dos atletas e outros atores no processo eleitoral.