O Comitê de Governança do Programa Cidades do Esporte, da Atletas pelo Brasil, realizou uma reunião nessa quinta-feira (12). O encontro, realizado no Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, teve como objetivo apresentar ao grupo os dados e conclusões preliminares do II Relatório Cidades do Esporte.
Participaram da reunião Silvia Gonçalves (Atletas pelo Brasil), coordenadora do programa; Juliana Soares (Pnud); Maykell Carvalho (PRODHE/CepeUSP); Eduardo Uhle (Sesc); Nilcea Lopes (Instituto Ayrton Senna); Clara Meyer (Rede Nossa São Paulo); Daniel De Bonis (Consultor – Cidades do Esporte); Paula Oda (Instituto Ethos); Daniela Castro (Atletas pelo Brasil); Adriana Nascimento (Atletas pelo Brasil), e Tatiane Conceição Vergueiro (Atletas pelo Brasil).
No início da reunião as assessoras de política pública Silvia Gonçalves e Adriana Nascimento comentaram os resultados das oficinas realizadas nas cidades participantes do programa. Entre agosto e setembro, foram feitas visitas à Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para esclarecer dúvidas sobre os indicadores e plataforma digital, além de discutir com os gestores a importância do esporte em diferentes áreas e o uso de indicadores para o planejamento e avaliação de suas ações esportivas.
Neste ano, a matriz de indicadores foi incluída em um sistema informatizado cedido pelo Programa Cidades Sustentáveis. A inovação possibilita o preenchimento dos dados diretamente em uma plataforma online, facilitando o controle do fornecimento das informações.
Por último, a equipe do Programa Cidades do Esporte apresentou informações preliminares do II Relatório Cidades do Esporte e consultou o comitê, que apresentou sugestões importantes para a consolidação e a análise dos dados do relatório.
O programa Cidades do Esporte tem como objetivos promover a importância do esporte nas políticas públicas, realizar um diagnóstico e monitorar anualmente a evolução dos indicadores nos municípios, além de fomentar o intercâmbio entre as cidades por meio da divulgação boas práticas.