A Atletas pelo Brasil marcou presença na Conferência Ethos 360 – 2015, nesta terça-feira (22). Com realização do Instituto Ethos, o evento reuniu 1200 participantes e 150 grandes líderes e especialistas no Golden Hall do WTC, para discutir a transparência na gestão do esporte brasileiro, uma das causas defendidas pela ONG.

 

William Machado. Foto: Fernando Manuel/Instituto Ethos

William Machado. Foto: Fernando Manuel/Instituto Ethos

 

William Machado, diretor da Atletas pelo Brasil, participou do debate “Integridade e transparência no futebol brasileiro”. Ele defendeu a ética e a integridade no esporte: “São atitudes difíceis, porém, mais prazerosas”, acredita.

 

Já Ricardo Borges Martins, diretor do Bom Senso, destacou que o artigo 18ª da Lei Pelé, aprovado com apoio da Atletas pelo Brasil, é um avanço, mas é necessário manter o território conquistado. E o jornalista Juca Kfouri, por sua vez, disse que tem pressa. “O Brasil precisa de mudanças e mexer no futebol é um jeito de fazer as coisas acontecerem, pelo caráter didático desta atividade”.

 

Ana Moser. Foto: Thiago Lopes/Instituto Ethos

Ana Moser. Foto: Thiago Lopes/Instituto Ethos

 

Presidente da Atletas pelo Brasil, Ana Moser apresentou a entidade e falou dos seus projetos, como o Pacto pelo Esporte, no segundo debate, “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios – 2010-2015”. Ana lembrou a demanda das empresas por mais segurança no esporte. “Nossa estratégia é avançar, e por isso temos muito o que comemorar”. O debate também contou com a presença de Gláucia Barros, Diretora Programática da Fundación Avina, e Jorge Abrahão, Diretor-presidente do Instituto Ethos.

 

Daniela Castro. Foto: Thiago Lopes/Instituto Ethos

Daniela Castro. Foto: Thiago Lopes/Instituto Ethos

 

Pacto pelo Esporte – O Pacto pelo Esporte ainda foi abordado pela diretora executiva da Atletas pelo Brasil, no último debate do dia, “Acordos setoriais: Ação coletiva empresarial na prevenção e no combate à corrupção”. Iniciativa da Atletas pelo Brasil em parceria com o Instituto Ethos e o LIDE Esporte, com apoio do Mattos Filho Advogados, o pacto está sendo elaborado por um grupo de trabalho composto por empresas patrocinadoras do esporte, e deve ser lançado até o final do ano.

 

“O encontro foi importante para trocar experiências sobre outros acordos setoriais e ampliar o debate sobre gestão e integridade no esporte”, aponta Daniela Castro. O pacto é voluntário, autorregulado e tem como objetivos apoiar a melhoria da gestão das entidades esportivas, estabelecer segurança para os patrocínios e definir regras claras e mecanismos para promover integridade, transparência e gestão eficiente.

 

Atualmente, fazem parte do grupo de trabalho: Aché Laboratórios, Ambev, ÁPICE – Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Centauro, Coca-Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Ernest&Young, Estácio, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Itaú Unibanco, Johnson&Johnson, McDonald’s, Nestlé, Pão de Açúcar, P&G, Somos Educação, TAM, TetraPak, Vivo e Volkswagen do Brasil. Juntas, essas empresas investem pelo menos R$ 550 milhões por ano no esporte.