
Ana Moser: “Queremos mostrar o quanto as empresas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do esporte”. Foto: Marcos Mesquita/arquivo
A Atletas pelo Brasil participará de debates que envolvem a gestão do esporte brasileiro na Conferência Ethos 360 – 2015. Realizado pelo Instituto Ethos, o evento deve reunir 1200 participantes e 150 grandes líderes e especialistas em seis palcos agrupados no Golden Hall do WTC, nesta terça-feira (22), a partir das 14h10. O objetivo da conferência é discutir ideias, refletir a gestão sobre perspectivas inusitadas e reciclar os clichês corporativos.
O primeiro debate, “Integridade e transparência no futebol brasileiro”, contará com William Machado, diretor da Atletas pelo Brasil, Alex Souza, atualmente o líder do Bom Senso FC, e o jornalista Juca Kfouri. Os três abordarão questões como as mudanças na Lei Pelé, a Medida Provisória 671, conhecida como MP do Futebol, e a Lei Anticorrupção Empresarial.
O artigo 18A da Lei Pelé, aprovado em 2013, foi uma das mudanças que tiveram o apoio da Atletas pelo Brasil em prol da transparência na gestão do esporte brasileiro. A medida prevê limite de mandato para os dirigentes de federações e confederações, a transparência de contas e documentos e possibilita controle social.
Presidente da Atletas pelo Brasil, Ana Moser participará do segundo debate, “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios – 2010-2015”, às 16h10. Ao lado dela estarão Gláucia Barros, Diretora Programática da Fundación Avina, e Jorge Abrahão, Diretor-presidente do Instituto Ethos.
“A Conferência é um fórum excelente para conversar com empresas sobre a sua participação construtiva em questões importantes para o bom funcionamento da economia e da sociedade”, destaca Ana Moser. “O Pacto pelo Esporte é uma destas importantes iniciativas que iremos apresentar, com o objetivo de divulgar e mobilizar em torno destes novos princípios de relacionamento entre as empresas e o esporte. Queremos mostrar o quanto as empresas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do esporte.”
Pacto pelo Esporte – Iniciativa da Atletas pelo Brasil em parceria com o Instituto Ethos e o LIDE Esporte, com apoio do Mattos Filho Advogados, o Pacto pelo Esporte será um dos temas abordados no debate “Acordos setoriais: Ação coletiva empresarial na prevenção e no combate à corrupção”, às 17h10. Daniela Castro, Diretora executiva da Atletas, falará com Caio Magri, Diretor executivo do Instituto Ethos, Gláucio Pegurin, Presidente da Abraidi, e Antônio Fonseca, membro sênior do Ministério Público Federal e membro do Conselho de Ética do Acordo Setorial de Dispositivos Médicos.
Um grupo de trabalho formado por empresas patrocinadoras está elaborando o pacto. Ele é voluntário, autorregulado e tem como objetivos apoiar a melhoria da gestão das entidades esportivas, estabelecer segurança para os patrocínios e definir regras claras e mecanismos para promover integridade, transparência e gestão eficiente.
Em fase final de elaboração, o projeto deve ser lançado até o final do ano e ainda está aberto à participação de novas empresas.
Atualmente, fazem parte do grupo de trabalho: Aché Laboratórios, Ambev, ÁPICE – Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Centauro, Coca-Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Ernest&Young, Estácio, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Itaú Unibanco, Johnson&Johnson, McDonald’s, Nestlé, Pão de Açúcar, P&G, Somos Educação, TAM, TetraPak, Vivo e Volkswagen do Brasil. Juntas, essas empresas investem pelo menos R$ 550 milhões por ano no esporte.