A oficina foi realizada na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba. Foto: divulgação

A oficina foi realizada na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba. Foto: divulgação

 

A assessora de Políticas Públicas da Atletas pelo Brasil, Silvia Gonçalves, esteve nessa terça-feira (25) em Curitiba para a oficina de orientação para coleta de dados. A oficina é parte do planejamento voltado à produção do II Relatório Cidades do Esporte.

 

Estiveram no evento, realizado na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba:  Eros Mathoso (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude); Rivelino Zinier (Secretaria Municipal de Trânsito); Marcelo Padilha (Secretaria Municipal de Educação); Marcos Krukoski (Secretaria Estadual de Educação), Denise Murata (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e Bruna Griguol (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).

 

Durante o encontro, foi realizada uma apresentação do programa, que faz um acompanhamento do esporte nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Além disso, Silvia Gonçalves falou sobre o I Relatório Cidades do Esporte, lançado em novembro de 2014, e esclareceu dúvidas em relação à coleta de informações para o II Relatório Cidades do Esporte.

 

Selfie oficina de Curitiba

Selfie da equipe da oficina. Da esquerda para direita: Eros Mathoso, Denise Murata, Marcos Krukoski, Marcelo Padilha, Rivelino Zinier, Silvia Gonçalves e Bruna Guiguol

 

A expectativa é que, em breve, todos os dados que estarão no II Relatório Cidades do Esporte estejam lançados em um sistema informatizado, desenvolvido esse ano em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis.

 

“Na oficina, ressaltei a importância de trabalhar com indicadores na gestão pública”, declarou Silvia Gonçalves. O II Relatório Cidades do Esporte está previsto para ser lançado em dezembro deste ano.

 

Conheça o Programa Cidades do Esporte

 

O programa Cidades do Esporte tem como objetivos promover a importância do esporte nas políticas públicas, realizar um diagnóstico e monitorar anualmente a evolução dos indicadores nos municípios, além de fomentar o intercâmbio entre as cidades e divulgar boas práticas.

 

O Programa Cidades do Esporte teve início em 2012. Os prefeitos das cidades participantes – as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 – assinaram um termo comprometendo-se com as metas do programa. Cada prefeito nomeou um articulador, que ficou responsável pela coleta de dados. A Atletas pelo Brasil, com o apoio do Uniethos, criou um questionário, que foi enviado às cidades. Clique aqui e confira o questionário completo.

 

Em seguida, a equipe da Atletas pelo Brasil reuniu e validou as informações do questionário, que serviram para o diagnóstico da realidade do esporte em cada município. Os dados fazem parte do I Relatório Cidades do Esporte.

 

O programa conta com um comitê técnico e de governança formado por Instituto Ayrton Senna, Nike, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (Instituto Ethos), Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Rede Esporte pela Mudança Social (representada por PRODHE/Cepeusp e Instituto Esporte e Educação), SESC, UNESCO e UNICEF.