Nós da Atletas pelo Brasil – organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, 60 atletas e ex-atletas – torcemos para que os Jogos Rio 2016 sejam uma celebração do esporte.

 

Desde 2009, propomos metas e ações para que os Jogos deixem também um legado social e esportivo pois se trata de oportunidade única para o esporte.

 

Em 2011, fomos a Londres para verificar a proposta de legado. Lá foram traçadas diversas metas, como 1 milhão de habitantes a mais praticando atividade física e um programa federal de esporte em 450 escolas.

 

Por isso mesmo, sempre acreditamos que poderíamos ter uma proposta mais ousada e planejada de legado e apresentamos ao país nossas três metas de legado esportivo: garantia do esporte de qualidade em todas as escolas; aumento da atividade física pela população e melhoria do Sistema Nacional do Esporte.

 

Nosso trabalho é contínuo e propositivo para melhorar o esporte no Brasil.

 

Temos projetos como o Pacto pelo Esporte, que reúne empresas por mais gestão e transparência no esporte; Cidades do Esporte, que faz um acompanhamento do esporte nas cidades-sede da Copa e estamos no Grupo de Trabalho que discute a melhoria do Sistema Nacional do Esporte.

 

Participamos, em conjunto com a Rems (Rede Esporte pela Mudança Social), da campanha pela renovação da Lei de Incentivo ao Esporte e batalhamos pela regulamentação do artigo 18-A da Lei Pelé que, entre outros pontos, estabelece limite de mandato para os dirigentes de federações e confederações, a transparência de contas e documentos e o controle social.

 

Temos um plano, temos propostas e somos uma associação que existe há nove anos.

 

Chamamos todos a serem protagonistas e participarem conosco deste movimento democrático por um esporte (e um país) melhores. Como diria o lema que nos guia desde a fundação, “o jogo só termina quando todo mundo vence”.