“O esporte no Brasil é um direito. Está na lei. Eu desejo fazer uma rede para incrementar o acesso das mulheres ao esporte”, diz no vídeo acima Paula Korsakas, membro da REMS (Rede Esporte pela Mudança Social), rede da qual a Atletas pelo Brasil é a secretaria-executiva.
Em 2014, Paula foi selecionada para o GSMP Global Sports Mentoring Program. Trata-se de iniciativa de empoderamento de meninas e mulheres promovida pelo Departamento de Estado norte-americano em parceria com EspnW e Center Sport Peace & Society da Universidade do Tennessee. Ela fez um programa de mentoria nos EUA e voltou ao Brasil depois para aplicar seus conhecimentos no país.
Em março deste ano, um grupo de nove executivas e acadêmicas dos Estados Unidos chegou ao Brasil para atividades com atletas, representantes do setor privado, da sociedade civil e do governo brasileiro para discutir maneiras de reduzir a desigualdade de gênero e aumentar as oportunidades para mulheres por meio do esporte.
Um das ações da semana “Mulheres pelo Esporte & Esporte pelas Mulheres” foi a realização de uma partida de basquete no parque do Ibirapuera, em São Paulo, onde a gravação do vídeo acima foi realizada. A equipe da Atletas pelo Brasil compareceu ao jogo.
A ONG também marca presença no programa por meio de sua diretora-executiva, Daniela Castro, que participou do GSMP em 2013.