Edgar Meurer, José Fortunati, Silvia Gonçalves e William Machado em reunião. Foto Ivo Gonçalves/PMPA

Edgar Meurer, José Fortunati, Silvia Gonçalves e William Machado em reunião. Foto Ivo Gonçalves/PMPA

William Machado, diretor da Atletas pelo Brasil, foi a Porto Alegre nesta sexta-feira (24), para entregar ao prefeito José Fortunati o I Relatório Cidades do Esporte.

 

O documento, lançado em novembro, traz um diagnóstico do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Também participaram da reunião a assessora de políticas públicas da entidade, Silvia Gonçalves, e o secretário municipal de esportes Edgar Meurer.

 

O diretor da Atletas pelo Brasil, que encerrou sua carreira no futebol como campeão da Copa do Brasil, destacou como o relatório colaborou para a troca de experiências. “Existem projetos muito eficazes espalhados pelo país que mostram a importância de passar os valores do esporte. Essas ações precisam ser compartilhadas”, destacou William Machado.

 

Silvia Gonçalves, assessora de políticas públicas da entidade, disse que o relatório servirá para aperfeiçoar as políticas públicas voltadas para o esporte e elogiou o trabalho em Porto Alegre. “A prefeitura está bem estruturada e existe um sistema de gestão de projetos organizado e eficiente.”

 

Prêmio Cidades do Esporte – Durante a reunião, a Prefeitura de Porto Alegre foi convidada a participar do prêmio Cidades do Esporte, que será entregue em 2016 aos municípios brasileiros que se destacarem no acesso da população às atividades esportivas.

 

“Temos todo o interesse em participar do prêmio. Vamos continuar investindo na inclusão e no desenvolvimento social pelo esporte e trazer mais esse título para Porto Alegre”, disse o prefeito José Fortunati.

 

Visita à Fundação Tênis – Pela manhã, William Machado e Silvia Gonçalves, da Atletas pelo Brasil, também estiveram no Núcleo Humaitá da Fundação Tênis. A ONG, sem fins lucrativos, realiza um programa social, educacional e esportivo direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

 

William e Silvia acompanharam uma das turmas nas quadras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Giudice. “Estou encantado com a complexidade, positiva, desenvolvida pelo Fundação Tênis, que criou metodologias para chegar a seus objetivos”, disse William. O diretor da ONG explicou que a Atletas pelo Brasil foi criada para melhorar a prática do Esporte no país e dessa forma melhorar a Educação e a Saúde da população brasileira.

 

William com equipe e alunos da Fundação Tênis. Cláudia Coutinho/Agência de Conteúdo

William com equipe e alunos da Fundação Tênis. Cláudia Coutinho/Agência de Conteúdo

Porto Alegre no Relatório Cidades do Esporte – Porto Alegre merece destaque pelo programa de compartilhamento de bicicletas da cidade, que tem 400 veículos disponíveis. A capital gaúcha teve média de 550 usuários diários de bicicletas nos dias de semana em 2013.

 

A totalidade dos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de Porto Alegre recebe aulas de Educação Física dentro da grade regular de ensino. Além disso, das escolas municipais, 91% têm quadra poliesportiva externa; 44% possuem quadra coberta ou ginásio; 65% têm pátio coberto utilizado para atividade física e 76% possuem pátio externo utilizado para essa finalidade.

 

Refletindo a atual situação do esporte brasileiro, o orçamento para executado pela pasta do esporte na cidade, em 2013, correspondeu a 0,4% do orçamento total executado pela prefeitura. A cidade executou 96% orçamento disponibilizado em 2013. Não há investimento municipal em ações ou programas de alto rendimento.

 

Confira o relatório completo clicando aqui.