Da esquerda para a direita: Edson Manfrin, Silvia Gonçalves, Breno Cesar de Oliveira, Ida Alvares, Alberto Machado e Luis Artur de Oliveira Ribeiro. Foto: divulgação

Da esquerda para a direita: Edson Manfrin, Silvia Gonçalves, Breno Cesar de Oliveira, Ida Alvares, Alberto Machado e Luis Artur de Oliveira Ribeiro. Foto: divulgação

Encontro entre Ida, diretora da entidade, e o secretário municipal de esportes, nesta terça-feira (14), reafirmou compromisso com políticas públicas de acesso ao esporte

Ida Alvares, medalhista olímpica no vôlei e diretora da Atletas pelo Brasil, esteve em Cuiabá nesta terça-feira (14) para entregar ao secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, o I Relatório Cidades do Esporte. O documento, lançado em novembro, traz um diagnóstico do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

 

“Este é um relatório inédito em que pudemos conhecer a realidade esportiva das cidades e agora planejar ações e políticas públicas, que fortaleçam a prática de diversas modalidades. Os dados foram essenciais para evitar futuros questionamentos quanto ao espaço onde são feitas as atividades e o número de participantes, já que o levantamento foi feito in loco”, explicou Ida Alvares.

 

De acordo com Silvia Gonçalves, assessora de políticas públicas da Atletas pelo Brasil, também presente no encontro, Alberto Machado reafirmou a parceria do governo municipal com a ONG. “Ele se comprometeu em estudar o relatório e utilizá-lo para a construção de políticas públicas voltadas para o esporte na cidade”, disse Silvia.

 

A reunião também contou com a participação do secretário adjunto de esportes, Breno Cézar de Oliveira, do diretor de esportes, Luís Artur de Oliveira Ribeira, e do articulador Edson Manfrin. Após o encontro, Alberto Machado ainda entregou ao prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes Ferreira, um exemplar do relatório.

 

Prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, com o I Relatório Cidades do Esporte. Foto: divulgação

Prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, com o I Relatório Cidades do Esporte. Foto: divulgação

 

Encontro com jovens atletas – Integrante de uma das mais vencedoras gerações do vôlei feminino, vice-campeã mundial (1994) e da Copa do Mundo (1995), medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta (1996), Ida aproveitou a estadia em Cuiabá para visitar o projeto Vôlei Kids. Criado há mais de dez anos, o projeto atende cerca de 1.000 crianças e jovens de escolas públicas entre 7 e 16 anos.

 

No Vôlei Kids, além de aprender os fundamentos do vôlei, os alunos também participam de ações de saúde, educação e meio ambiente, tendo o esporte como ferramenta. No encontro desta terça-feira (14), Ida conversou com os atletas-mirins sobre sua carreira, dificuldades e superações e os valores adquiridos por meio do esporte.

 

Ida com a garotada do Vôlei Kids. Foto: divulgação

Ida com a garotada do Vôlei Kids. Foto: divulgação

 

Cuiabá no I Relatório Cidades do Esporte – O orçamento executado pela Secretaria de Esporte de Cuiabá, em 2013, correspondeu a 0,54% do total executado pela prefeitura. E o total destinado a eventos esportivos foi de R$ 880 mil. Do total de R$ 792 mil previstos para o Fundo Municipal do Esporte, nada foi aplicado em 2013, segundo o questionário da cidade.

 

Em relação ao nível de institucionalidade dos órgãos ligados ao esporte, Cuiabá possui Secretaria Municipal de Esporte, Conselho Municipal do Esporte ativo e Fundo Municipal do Esporte aprovado em lei, bem como Lei Municipal de Incentivo ao Esporte vigente, além de um Conselho Regional de Educação Física. Porém, não existe Plano Municipal do Esporte aprovado na Câmara Municipal.

 

Já no item infraestrutura: das 85 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Cuiabá, 48,2% possuem quadras cobertas ou ginásios; 18,8% possuem quadras externas; 32,9% possuem pátio externo utilizado para atividade física; e 8,2%, pátio coberto utilizado para essa finalidade. Das escolas municipais de Ensino Fundamental, 94% possuem condições de acessibilidade, contra apenas 5% das estaduais. A rede municipal possui, em média, 2,6 professores de Educação Física por escola.

 

Dos 28,4 mil estudantes de Ensino Fundamental na rede municipal de Cuiabá, 57% desenvolvem atividade física ou esportiva optativa em horário complementar, dentro do ambiente escolar. O desenvolvimento de atividades esportivas e físicas monitoradas envolve 9,2 mil pessoas. A maioria é do sexo masculino, exceto dentre o público adulto e da terceira idade. Foram realizados 46 torneios de esporte amador no município no primeiro semestre de 2013, reunindo mais de 29 mil participantes.

 

Confira o relatório completo clicando aqui.

 

Sobre o Cidades do Esporte – O Programa Cidades do Esporte teve início em 2012, quando os prefeitos das cidades participantes assinaram um termo comprometendo-se com as metas do programa. A Atletas pelo Brasil, com o apoio do Uniethos, criou um questionário (Matriz de Indicadores), que foi enviado às cidades. Em seguida, a equipe da Atletas pelo Brasil reuniu e validou as informações do questionário, que serviram para o diagnóstico da realidade do esporte em cada município.

 

O Programa possui um Comitê de Governança formado pelo Instituto Ayrton Senna, Nike, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios (Instituto Ethos), Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Rede Esporte pela Mudança Social (representada por PRODHE/Cepeusp e Instituto Esporte e Educação), SESC, UNESCO e UNICEF.