A ÁPICE – Associação pela Indústria e Comércio Esportivo, entidade representativa do setor de produtos esportivos no Brasil, é a mais nova integrante do grupo de trabalho empresarial que está construindo um Pacto pelo Esporte. A iniciativa é da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e o LIDE Esporte, com apoio do Mattos Filho Advogados.

 

O grupo de trabalho hoje também conta com a participação das seguintes empresas: Ambev, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Construtora Passarelli, Correios, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Itaú Unibanco, McDonald’s, Nestlé, Nissan do Brasil, Pão de Açúcar, P&G, TetraPak e Volkswagen do Brasil.

 

Os investimentos no esporte de parte delas alcançam, pelo menos, R$ 550 milhões por ano. A meta é aumentar o número de partes envolvidas antes da conclusão do pacto. Após o texto final, cada empresa poderá definir se irá ou não aderir ao acordo.

 

O pacto é voluntário e autorregulado pelas empresas que serão as responsáveis por definir as cláusulas que orientarão o investimento privado nas entidades esportivas. O pacto tem como objetivos apoiar a melhoria da gestão das entidades esportivas ao longo do tempo, gerar um ambiente de colaboração e confiança, estabelecer segurança para os patrocínios e definir regras claras e mecanismos para promover integridade, transparência e gestão eficiente.