A assembleia anual da Atletas pelo Brasil contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton. Na reunião, realizada nesta segunda-feira (13), a Atletas pelo Brasil defendeu a criação de indicadores de desempenho para as entidades esportivas.
A medida faz parte da proposta do Pacto Setorial pelo Esporte, iniciativa da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e LIDE Esporte com apoio do Mattos Filho Advogados. Várias empresas fazem parte do grupo de trabalho que está definindo o pacto. A iniciativa, que é inédita no mundo, criará um novo paradigma no alto rendimento ao propor regras por mais gestão, transparência e integridade no esporte.
Estiveram presentes na reunião os atletas André Veras, Edmilson, Gustavo Borges, Hortência, Ida Alvares, Kelly Santos, Mauro Silva, Nelson Aerts (Neco), Patrícia Medrado, Raí Oliveira, Roberto Lazzarini e William Machado. Além disso, participaram os seguintes integrantes do nosso conselho político-estratégico: Fernanda Camargo (LiveWright); Gabriela Onofre (P&G); Hugo Passarelli (Passarelli Construtora); João Paulo Diniz (Instituto Península) e Percival Caropreso (Setor 2 ½).
O ministro declarou ainda que, nesta sexta-feira (17)*, sairá a portaria que criará o grupo de trabalho para elaboração de lei que defina o Sistema Nacional do Esporte. A expectativa é que a proposta sobre o assunto seja encaminhada em setembro ao Congresso Nacional. O Sistema Nacional do Esporte é importante para a definição de competências e responsabilidades de organizações e entes federativos, além de organizar o esporte nacional como um todo.
Além da participação no grupo de trabalho, a Atletas pelo Brasil terá uma cadeira no Conselho Nacional do Esporte. A primeira reunião do conselho está prevista para maio.
Além disso, George Hilton declarou que o ministério encaminhará proposta de renovação na Lei de Incentivo ao Esporte, que tem prazo de duração previsto para o fim deste ano.
A Atletas pelo Brasil entregou ao ministro uma cópia do I Relatório Cidades do Esporte, que faz um monitoramento do esporte nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo.
Clique aqui e confira o relatório completo.
* Atualização: a portaria que cria o grupo de trabalho foi publicada no dia 17 de abril, conforme prometido. A Atletas pelo Brasil estará representada pela presidente Ana Moser, pela atleta associada Hortêcia Marcari e pelo atleta Lars Grael, que é também presidente da Comissão Nacional de Atletas (CNA).