FOTO MARCOS MESQUITA FOTOGRAFIA-3

Da esquerda para a direita: Percival Caropreso, André Veras, Fernanda Camargo, William Machado, Daniela Castro, Raí Oliveira, Ida Alvares, Kelly Santos, Hortência Marcari, Gustavo Borges, Mauro Silva, George Hilton, Roberto Lazzarini, Daniela Rios, Nelson Aerts, Patrícia Medrado, Edmilson, João Paulo Diniz e Hugo Passarelli. Foto: Marcos Mesquita/divulgação

 

A assembleia anual da Atletas pelo Brasil contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton. Na reunião, realizada nesta segunda-feira (13), a Atletas pelo Brasil defendeu a criação de indicadores de desempenho para as entidades esportivas.

 

A medida faz parte da proposta do Pacto Setorial pelo Esporte, iniciativa da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e LIDE Esporte com apoio do Mattos Filho Advogados. Várias empresas fazem parte do grupo de trabalho que está definindo o pacto. A iniciativa, que é inédita no mundo, criará um novo paradigma no alto rendimento ao propor regras por mais gestão, transparência e integridade no esporte.

 

Estiveram presentes na reunião os atletas André Veras, Edmilson, Gustavo Borges, Hortência, Ida Alvares, Kelly Santos, Mauro Silva, Nelson Aerts (Neco), Patrícia Medrado, Raí Oliveira, Roberto Lazzarini e William Machado. Além disso, participaram os seguintes integrantes do nosso conselho político-estratégico: Fernanda Camargo (LiveWright); Gabriela Onofre (P&G); Hugo Passarelli (Passarelli Construtora); João Paulo Diniz (Instituto Península) e Percival Caropreso (Setor 2 ½).

 

O ministro declarou ainda que, nesta sexta-feira (17)*, sairá a portaria que criará o grupo de trabalho para elaboração de lei que defina o Sistema Nacional do Esporte. A expectativa é que a proposta sobre o assunto seja encaminhada em setembro ao Congresso Nacional. O Sistema Nacional do Esporte é importante para a definição de competências e responsabilidades de organizações e entes federativos, além de organizar o esporte nacional como um todo.

 

Além da participação no grupo de trabalho, a Atletas pelo Brasil terá uma cadeira no Conselho Nacional do Esporte. A primeira reunião do conselho está prevista para maio.

 

Além disso, George Hilton declarou que o ministério encaminhará proposta de renovação na Lei de Incentivo ao Esporte, que tem prazo de duração previsto para o fim deste ano.

 

Os atletas associados Raí, Mauro Silva e o ministro George Hilton com o I Relatório Cidades do Esporte. Foto: Marcos Mesquita/divulgação

Os atletas associados Raí, Mauro Silva e o ministro George Hilton com o I Relatório Cidades do Esporte. Foto: Marcos Mesquita/divulgação

 

A Atletas pelo Brasil entregou ao ministro uma cópia do I Relatório Cidades do Esporte, que faz um monitoramento do esporte nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

 

Clique aqui e confira o relatório completo.

 

* Atualização: a portaria que cria o grupo de trabalho foi publicada no dia 17 de abril, conforme prometido. A Atletas pelo Brasil estará representada pela presidente Ana Moser, pela atleta associada Hortêcia Marcari e pelo atleta Lars Grael, que é também presidente da Comissão Nacional de Atletas (CNA).