William Machado, diretor da Atletas pelo Brasil, voltou à sua cidade natal para a entrega do I Relatório Cidades do Esporte ao governo de Belo Horizonte, acompanhado por Sílvia Gonçalves, assessora de políticas públicas da entidade. O documento, lançado em novembro com um diagnóstico do esporte nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014, foi entregue ao Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Patrick Drummond, nesta terça-feira (7).
Sílvia Gonçalves saiu do encontro satisfeita. “Tivemos uma boa receptividade por parte do governo de Belo Horizonte. A reunião vai ao encontro da nossa meta de garantir o direito de acesso ao esporte a toda a população”, destacou.
“Ainda podemos reforçar e implementar projetos e políticas voltadas para o esporte, e o relatório é muito importante nesse sentido, por apontar caminhos”, defende o secretário Patrick Drummond.
Na segunda-feira (6), William Machado aproveitou a estadia em Belo Horizonte para visitar projetos sociais na cidade. O mineiro, que encerrou sua carreira nos gramados como campeão da Copa do Brasil pelo Corinthians e hoje é comentarista esportivo, visitou um projeto de formação de atletas paralímpicos no tênis comandado por seu primo, Léo Oliveira, e o núcleo Tupinambás do BH Descobrindo Talentos, da prefeitura, que tem como objetivo revelar novos craques dos gramados entre crianças e adolescentes de regiões de vulnerabilidade social.
Belo Horizonte no I Relatório Cidades do Esporte – A cidade de Belo Horizonte possui um marco institucional pouco abrangente na área do esporte. Embora possua uma Secretaria Municipal, voltada para a área, e um Conselho Municipal do Esporte ativo, inexistem no município um Fundo Municipal do Esporte aprovado em lei, bem como um Plano Municipal do Esporte. A cidade possui, entretanto, um Plano Municipal de Mobilidade.
De acordo com os dados fornecidos pelo município, o orçamento executado pela Secretaria de Esporte correspondeu, em 2013, a 0,36% do total da prefeitura, um valor que está abaixo da média das demais cidades-sede. É importante notar que apenas 47% do orçamento previsto para o ano foi executado. A rede municipal de Ensino Fundamental de Belo Horizonte conta com 172 escolas. Há 1,84 professores de Educação Física, em média, por escola municipal. Das escolas municipais, 52% têm quadra coberta ou ginásio; 77% têm pátio coberto utilizado para atividade física; e 98% têm ginásio coberto. Números bastante expressivos se comparados aos de outros municípios-sede.
Os dados reportados pela cidade de Belo Horizonte nos levam a concluir que há a participação de todos os alunos da rede pública municipal em atividade física regular. Destes, 50% a praticam em horário complementar. Esses dados estão alinhados com os da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2012.