Nós, da Atletas pelo Brasil, esperamos e acreditamos que será um excelente evento. Porém, trata-se de chance única para mudanças profundas e positivas no esporte.
Os Jogos Olímpicos, em geral, preveem uma proposta de legado. Londres traçou diversas metas, como 1 milhão de habitantes a mais praticando atividade física, um programa federal de esporte em 450 escolas e aumento de performance no alto rendimento.
O Brasil poderia ter uma proposta mais ousada e efetiva em dois pontos: melhoria da gestão das entidades que administram o esporte e definição do Sistema Nacional de Esporte com políticas públicas para aumentar o acesso ao esporte pela população.
Uma mudança na gestão, transparência e na democratização das entidades esportivas é fundamental para termos uma gestão mais justa e eficiente no esporte. Ela é alcançada por meio de medidas como alternância no exercício dos cargos de direção, transparência em relação aos dados econômicos e financeiros, instrumentos de controle social e participação dos atletas em cargos de direção e também no processo eleitoral.
Todos estes pontos estão no artigo 18-A, que foi incluído na Lei Pelé em 2013 após uma luta que teve a participação decisiva dos atletas da organização. Além disso, acreditamos na união das empresas no apoio a essa melhoria como no Pacto pelo Esporte. Trata-se de iniciativa da Atletas pelo Brasil em parceria com o Instituto Ethos e o LIDE Esporte feita com o apoio do Mattos Filho Advogados.
O Sistema Nacional do Esporte, por sua vez, ajuda a definir responsabilidades, gestão, investimento e papéis entre atores do esporte como União, Estados e municípios, federações e confederações, ONGs, clubes, etc. Dessa forma fica mais fácil integrar estes atores e saber quais as atribuições de cada um.
Na França, por exemplo, os municípios têm como responsabilidade realizar atividades monitoradas e promover alguns campeonatos para toda a população. A federação está integrada no sistema e os talentos, quando identificados pelas federações, vão treinar em centros de excelência.
Essas são algumas medidas que fazem parte das nossas metas, daquilo pelo qual lutamos.
A Atletas pelo Brasil foi fundada por pessoas que decidiram se unir e buscar um País melhor por meio do esporte. Ele precisa ser olhado de uma forma mais ampla, pois tem impacto em inúmeras políticas públicas como saúde, educação e redução de violência.
Nós esperamos que, daqui a 500 dias, tenhamos mais motivos para comemorar vitórias do esporte para todos.