Nelson Aerts e Ana Moser com o ministro George Hilton. Foto: Ivo Lima/ME

Nelson Aerts e Ana Moser com o ministro George Hilton. Foto: Ivo Lima/ME

A Atletas pelo Brasil participou, nessa quarta-feira (28), de um encontro com o ministro do Esporte, George Hilton, em Brasília. Na audiência, o ministro garantiu apoio a vários pontos defendidos pela ONG, representada pela sua presidente, Ana Moser, pela diretora-executiva Daniela Castro e pelo diretor Nelson Aerts, para melhorar a política esportiva do Brasil.

 

Segundo Ana Moser, o encontro foi positivo. “Debatemos com o ministro o futuro do esporte. Desde que assumiu, o ministro tem colocado pontos alinhados com a nossa visão. Colocamos a ele que estamos sempre prontos a apoiar ações que visem resultados concretos e saímos de lá com compromissos e uma agenda de trabalho.”, afirmou Ana Moser.

 

Segundo a diretora Daniela Castro, o ministro comprometeu-se com a criação e a participação em um grupo de trabalho dentro do Conselho Nacional do Esporte para elaboração da lei que defina um Sistema Nacional do Esporte, com expectativa de aprovação ainda este ano.

 

O Sistema Nacional do Esporte é importante para a definição de competências e responsabilidades de organizações e entes federativos, além de organizar o esporte nacional como um todo.

 

Outra meta acordada durante a reunião é constituir um comitê interministerial para integrar o esporte com outras políticas públicas. Em especial, há o intuito do ministro na continuidade da parceria com MEC para ter esporte em todas as escolas brasileiras.

 

George Hilton ainda declarou que apóia o Pacto Setorial das Empresas Patrocinadoras pela Integridade, Transparência e Gestão no Esporte, iniciativa da Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e LIDE Esporte com apoio do Mattos Filho Advogados. Várias empresas fazem parte da iniciativa que é inédita no mundo e criará um novo paradigma no esporte de alto rendimento.

 

Houve ainda um indicativo de que haverá renovação na Lei de Incentivo ao Esporte, que tem prazo de duração previsto para o fim deste ano.

 

Em dezembro, a Atletas pelo Brasil divulgou um manifesto contra a forma de nomeação do Ministério do Esporte e frisou a importância estratégica do esporte para o desenvolvimento do país. No intuito de apresentar ao novo Ministro as propostas da organização, a presidente da associação, Ana Moser, afirmou que a postura do novo ministro é positiva e celebra os compromissos firmados durante a reunião.