Na manhã da última quinta-feira (22/01), alunos do projeto Atleta Cidadão, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), acompanhados pelo secretário de esporte e Lazer do Município, Márcio Lopes, e do secretário executivo, Carlos Campelo, participaram da cerimônia de abertura da 11ª edição do Jogos Paraolímpicos do Ceará, no Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoa com Deficiência (Cepid).
O evento contou com o desfile dos atletas e a apresentação de dança artística pela bailarina paratleta, Ana Carolina do grupo Elos da Vida. A pira olímpica foi acesa pelo paratleta Francisco Denilson Sampaio e o juramento, lido pela paratleta Renata Frutuoso.
Participaram cerca de 340 atletas de 13 entidades, entre eles 7 são alunos do núcleo Nadar do projeto Atleta Cidadão. Ao todo, oito modalidades entraram na disputa: atletismo; basquete em cadeira de rodas; futsal; natação;tênis de mesa; taekwondo; karatê e xadrez. As provas serão realizadas no Cepid, no Centro Universitário Estácio FIC/Via Corpvs e na Academia Cearense de Tênis de mesa (ACTM). A iniciativa têm o objetivo de promover a inclusão social, contribuindo para a formação integral das pessoas com deficiência e busca identificar potenciais atletas paraolímpicos para a seleção brasileira.
Guilherme da Silva tem 12 anos, participa das aulas de natação do núcleo Nadar e está ansioso para participar da sua primeira competição. “Vou competir na natação, 400 metros, nado crawl e espero conseguir uma boa colocação. Minha vida mudou muito depois que comecei a participar da natação, hoje sou mais feliz”, conta.
Segundo o titular da Secel, Márcio Lopes, o incentivo às modalidade paraolímpicas faz parte do contexto de valorização das pessoas com deficiência. “A inclusão é de suma importância para que todos tenham desenvolvido o sentimento de cidadania plena e através do esporte nós estamos conseguindo incluir, cada vez mais, as pessoas com deficiência, tornando-as participativas dentro da sociedade”, afirma Márcio Lopes.
De acordo com o secretário executivo da Secel, Carlos Campelo, a pasta está sempre engajada nas iniciativas voltadas ao paradesporto. “Faz parte da nosso política pública incentivar o paradesporto, realizamos o Clube Escolar Paraolímpico em 2013 e criamos em 2014 o núcleo Nadar no projeto Atleta Cidadão especializado na inclusão de crianças com deficiência física, motora e intelectual, como também o núcleo Filippo Smaldone do programa Segundo Tempo, especializado para atender crianças e jovens que possuem deficiência auditiva, e hoje estamos aqui apoiando os Jogos Paraolímpicos do Ceará”, explica.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, o secretário de Esporte e Lazer do Estado, David Durand, o líder do governo na Câmara Municipal de Fortaleza, Evaldo Lima, o coordenador de esportes da Secretaria de Esporte do Estado, Kal Aragão, a coordenadora do Cepid, Regina Tahim e o presidente da Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), Henrique Gurgel.
“Nós utilizamos a atividade física como propósito de inclusão social e também como atividade física para garantir qualidade de vida. Hoje tivemos uma demonstração de power soccer , uma modalidade americana que está chegando no Brasil, tivemos apresentação de dança e também apresentação musical do Felipe Farias, que tem deficiência visual e cantou durante a cerimônia. Nós queremos mostrar para as pessoas que tem alguma deficiência, que ela podem sair de casa e praticar atividades físicas, qualquer pessoa independente da deficiência pode praticar alguma atividade física”, garante Henrique Gurgel.
O evento é realizado pela Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), em convênio com a Secretaria de Esporte do Ceará (Sesporte), apoio do Centro de Profissionalização da Pessoa com Deficiência (CEPID) e Centro Universitário Estácio FIC.
Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/esportes/alunos-de-programa-da-prefeitura-de-fortaleza-participam-dos-jogos-paralimpicos-do