Belo Horizonte recebeu na terça, dia 13, o Prêmio Transporte Sustentável 2015 (Sustainable Transport Award – STP 2015), concedido pelo Instituto de Transporte e Desenvolvimento (Institute for Transportation & Development Policy – ITDP) desde 2009, em reconhecimento a experiências bem sucedidas na área de transporte e mobilidade urbana a cidades que estão implantando programas ousados comprometidos com a melhoria do transporte público, a segurança e o acesso de ciclistas e pedestres no espaço urbano e com a redução da emissão de gases do efeito estufa.

 

A solenidade de premiação foi realizada durante a Conferência do Conselho de Pesquisas em Transporte, em Washington, DC, EUA, com a presença de cerca de 10 mil participantes de diversos países do mundo. Pela primeira vez, três cidades brasileiras receberam o prêmio. Além de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo foram contempladas. Outras nove cidades foram analisadas durante o processo final de seleção: Bhopal, Gurgaon e Surate (India), Brasília, Cidade do Cabo (África do Sul), Helsinque (Finlândia) Iloilo City (Filipinas), Milão (Itália) e Toluca (México).

 

Durante a cerimônia de premiação, o prefeito Marcio Lacerda destacou a importância de Belo Horizonte figurar ao lado de cidades internacionalmente reconhecidas pela qualidade de suas políticas públicas inovadoras. “Este é o reconhecimento a um movimento em prol de um novo modelo de políticas públicas de transporte no Brasil, mais sustentável e mais inclusivo”, disse.

 

A comissão julgadora é formada por instituições de importância reconhecida mundialmente, como o Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), o Centro de Transportes do World Resources Institute for Sustainable Transport (Embarq), o Banco Mundial, o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), o Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade) e o Instituto Ar Limpo.

 

Para eleger Belo Horizonte, a comissão julgadora levou em consideração o desenvolvimento de medidas abrangentes para melhorar a mobilidade, incluindo o BRT Move e a criação de infraestrutura para a utilização de bicicletas. Belo Horizonte foi o primeiro município brasileiro a desenvolver um plano de mobilidade alinhado à Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), o PlanMob-BH, que projeta ações para os próximos 20 anos. Em 2014, a cidade lançou os primeiros 23 km do BRT Move, que já transporta cerca de 500 mil passageiros por dia, reduzindo em 50% o tempo de viagem nos serviços expressos. Implantou 70 quilômetros de ciclovias, 40 estações de bicicletas compartilhadas e 5,5 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, além de adequações viárias para beneficiar os pedestres.

 

Ao receber o prêmio, Marcio Lacerda ressaltou o fato de Belo Horizonte ser uma cidade que historicamente tem uma cultura de diálogo, transparência e ampla participação popular, por meios de conselhos e programas como o Orçamento Participativo, por meio do qual a população define a prioridade e fiscaliza a aplicação dos recursos públicos. “A nossa cidade acredita na continuidade das políticas públicas como garantia de desenvolvimento e na parceria entre todos os setores da sociedade para a construção de espaços urbanos com justiça social, oportunidades para todos e crescimento sustentável”, concluiu o prefeito.

 

Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=186469&pIdPlc=&app=salanoticias