A Câmara de Vereadores do Recife sediou no dia 18/12,  audiência pública para discutir o Projeto de Lei 31/2014, mais conhecido como PL dos Bicicletários. Se aprovada, a legislação vai obrigar edificações residenciais e não residenciais a implantar bicicletários e paraciclos em suas dependências.

 

Do improvisado quartinho de depósitos para um verdadeiro projeto arquitetônico. Esse é o percurso que os ciclistas, que já consolidam direitos importantes na esfera pública, vêm conquistando nas áreas internas dos condomínios. Com o boom das bikes, cresceu o número de reclamações dos moradores por mais espaços e qualidade nos bicicletários.

 

De acordo com Daniel Valença, da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), é preciso adotar modelos mais apropriados, que ajudem o ciclista na hora de guardar o veículo. “Geralmente, usa-se o modelo que chamamos de ‘açougue’, porque deixa a bicicleta pendurada. Não é o ideal, mas economiza espaço”, diz. Para ele, a bicicleta também precisa ser tratada como prioridade e ser vista como um veículo importante para o deslocamento.

 

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/bikepe/46,75,46,11/2014/12/18/interna_vidaurbana,549877/implantacao-de-bicicletarios-em-discussao-nesta-quinta-feira.shtml