O Mané Garrincha se consolida como ponto turístico para quem está na capital do país. Assim como ocorre com o Palácio do Planalto, Planetário e Templo da Boa Vontade, entre outros locais, o Estádio Nacional de Brasília é um dos monumentos mais procurados do Distrito Federal aos finais de semana por turistas e brasilienses. Desde o início de novembro, o programa de visitação aos sábados já atraiu 2,8 mil pessoas.

 

O número é superior ao de monumentos mais antigos da cidade. Dados do Observatório do Turismo mostram que o Palácio do Planalto, que abre aos domingos, recebeu 2.425 visitantes no mês de agosto (último dado disponível). O Alvorada, aberto às quartas-feiras, foi visitado no mesmo período por 1.240 pessoas.

 

Oportunidade – “Viemos conhecer os pontos turísticos de Brasília e ficamos sabendo que o Mané Garrincha oferecia passeio guiado. Não podíamos deixar passar essa oportunidade. O estádio é lindo”, disse o universitário Pedro Santos, 22 anos, que veio do interior de Minas com mais cem colegas de faculdade visitar a capital do país no sábado passado (6).

 

A catarinense Alcina Padilha, 44 anos, veio a Brasília de férias com o marido e o filho e fez questão de visitar a arena brasiliense. “Aproveitamos para conhecer o Mané Garrincha. Na nossa cidade não existe estádio desse porte”, comentou. Para o filho, Vagner Padilha, o mais legal é o caráter diversificado do estádio, que já recebeu jogos, shows, casamentos, festas, corrida de rua e até uma partida de futebol de salão. “Não serve somente para futebol”, observou.

 

O programa também é ótima opção para as famílias brasilienses que ainda não tiveram a oportunidade de ir ao estádio em jogos e eventos.

 

Doação – O passeio é de graça, mas o Governo do Distrito Federal convida os visitantes a participarem da campanha de doação de livros para crianças com idades entre 3 e 9 anos. Os livros arrecadados serão distribuídos em creches atendidas pelo GDF. O programa é uma parceria entre as secretarias de Turismo e Projetos Especiais (Setur) e Justiça e Cidadania (Sejus).

 

Para participar do primeiro tour da manhã, basta chegar às 9h30, quando os ingressos são distribuídos. Para a tarde, os bilhetes podem ser retirados a partir das 14h. Cada passeio dura, em média, 30 minutos e reúne, no máximo, 50 pessoas: tudo para garantir o conforto de quem quer conhecer a arena que recebeu sete jogos da Copa do Mundo.

 

Fonte: http://www.df.gov.br/conteudo-agencia-brasilia/item/17681-mané-garrincha-se-torna-um-dos-pontos-turísticos-mais-visitados-na-capital.html