Crianças de 5 a 12 anos vão desenvolver suas habilidades e aprender um pouco mais sobre o meio ambiente de maneira prática e divertida. Vários parques municipais vão receber neste mês e em janeiro oficinas gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação de Parques Municipais (FPM), organizadora do projeto Águia não é Galinha.
Seis parques municipais receberam as atividades em outubro, com participação de mais de 300 crianças. Além dos frequentadores dos parques, escolas levaram os alunos para as atividades, que têm como objetivo desenvolver o olhar dos pequenos para as questões ambientais e para a importância das áreas verdes. “Assuntos relacionados ao ecossistema e à biodiversidade são sempre atuais. As oficinas oferecem esses conceitos de forma lúdica para os pequenos, que são potenciais disseminadores da importância do nosso sistema ambiental. Associado a isso, estão conhecendo um pouco mais sobre os parques da cidade”, explica Hugo Vilaça, presidente da FPM.
Além do aprendizado, os participantes interagem com o ambiente e desenvolvem trabalhos em grupo. As temáticas abordadas, entre elas os ciclos da água, fauna e flora, estão relacionadas ao parque de forma que eles possam vivenciar o que estão aprendendo. “Este tipo de atividade é importante para as crianças porque as colocam em contato direto com a natureza. Elas desenvolvem as atividades utilizando elementos do próprio local, como folhas, frutos e sementes. Tudo isso de maneira lúdica, mas com objetivo pedagógico”, conta Mônica Sallum, educadora ambiental da Divisão de Eventos e Educação Ambiental da FPM.
Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=182858&pIdPlc=&app=salanoticias