A assessora de políticas públicas Silvia Gonçalves e o secretário Aluisio Dutra. Foto: divulgação

A assessora de políticas públicas Silvia Gonçalves e o secretário Aluisio Dutra. Foto: divulgação

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude discutiu nesta terça-feira (09) com a assessora de políticas públicas do projeto Cidades do Esporte, Silvia Gonçalves, a continuidade do projeto em Curitiba. O projeto é organizado pela ONG Atletas pelo Brasil.

 

A capital paranaense forneceu dados para o I Relatório Cidades do Esporte, divulgado em 27 de novembro, que tem o objetivo de iniciar um processo sistematizado de informações relacionadas à atividade física e esportiva nas 12 cidades participantes do programa.

 

Além de Curitiba, participam Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As informações foram repassadas pelas secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Planejamento e Administração, Urbanismo e Educação.

 

Os dados devem apoiar o planejamento das políticas públicas municipais para a área. As categorias de análise foram dividas em três grupos: institucionalidade e recursos; infraestrutura e equipamentos; e programas, projetos e práticas.

 

O relatório destaca que Curitiba ofereceu um alto índice de respostas aos indicadores do questionário, além de ter cumprido rigorosamente com o prazo de preenchimento e devolução dos dados solicitados.

 

“Neste primeiro relatório, a intenção não foi fazer um ranking das cidades, mas estabelecer o marco zero das participantes em relação às políticas públicas para o esporte, para que cada cidade possa demonstrar seus avanços ano a ano, na sequência do projeto”, diz Silvia.

 

Ela diz que Curitiba teve um alto nível de respostas, enviando muitas informações de qualidade. “A cidade está muito bem institucionalmente. Tem Secretaria de Esporte com uma ótima estrutura e com relevância no cenário geral da cidade, o que não é comum a todos os participantes”, diz.

 

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio Dutra Junior, destaca que Curitiba é bem provida de equipamentos de esporte e lazer e que o foco das políticas públicas deve ser voltado para a ocupação desses espaços.

 

“Isto está muito bem contemplado no plano de governo do prefeito Gustavo Fruet. Ampliamos substancialmente as atividades esportivas da cidade com parcerias com entidades não governamentais, com o Sistema S, em especial com o Senac. E estamos trabalhando para que todos os espaços de esporte e lazer da cidade sejam utilizados pela nossa população. Isso coloca Curitiba na vanguarda de políticas públicas para atividades físicas no Brasil”, afirma.

 

Segundo o secretário, a Prefeitura também deve montar parcerias com associações de bairro e com entidades do terceiro setor que utilizem o esporte como ferramenta de inclusão social ou mesmo como ferramenta para atividade física e promoção da saúde. “Dessa maneira, atuamos em diversas frentes para tornar Curitiba uma cidade cada vez mais ativa no esporte e no lazer”, confirma.

 

De acordo com o relatório, Curitiba tem os melhores índices de professores de Educação Física com formação na área, por escola e aluno. São 835 professores em 184 escolas municipais. Todos os estudantes da rede municipal de ensino fazem aula de Educação Física no horário escolar e as unidades têm ambientes preparados para a prática esportiva.

 

A parceria entre as Secretarias Municipais do Esporte, Lazer e Juventude e da Educação geram bons resultados esportivos dentro das escolas. Experiências com judô, na Escola Municipal Otto Bracarense, e ginástica rítmica, na Escola Helena Kolody, têm registrado excelentes desempenhos. Também houve investimento em capacitação para os professores da rede municipal por meio do projeto Edupesquisa e cursos de formação continuada.

 

Como desafio a ser superado, o relatório aponta a quantidade de adultos que participam de atividades físicas monitoradas pela Prefeitura. Segundo o relatório, 192 mil curitibanos estão envolvidos nessas atividades, número considerado expressivo em comparação com as outras cidades participantes do programa, mas baixo em relação à população total do município. Como forma de melhorar esse índice, o relatório sugere ampliar o foco na prevenção à saúde do adulto curitibano por meio do estímulo à atividade física e esportiva.

 

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-tem-boa-avaliacao-no-relatorio-cidades-do-esporte/35050