Com aproximadamente cinco quilômetros de extensão, a ciclovia embaixo do Minhocão irá ligar a Praça Roosevelt à estação da Barra Funda, da Linha 3-Vermelha do Metrô, passando pela avenida Amaral Gurgel e o Memorial da América Latina. O novo trecho também fará ligação com ciclovias existentes na região, como a da Avenida Duque de Caxias (sentido Barra Funda), além de saídas para ciclofaixas, como a da Rua Albuquerque Lins (sentido Consolação).

 

O secretário disse que a Prefeitura irá realizar outras intervenções para revitalizar a região do Minhocão, como a implantação de áreas ajardinadas e a troca da iluminação existente por lâmpadas de LED.“Está tudo preparado. Estamos esperando o final do ano para iniciar as obras”, afirmou Tatto.

 

Sobre o tempo estimado para a conclusão das obras, o secretário disse que será de três meses, no mínimo. “Tem que ver se consegue trabalhar durante o dia, como vai ser a interferência no viário, o congestionamento. Tudo isso precisa ser avaliado e isso [a conclusão] depende do ritmo da obra”, disse.

 

Para amenizar os transtornos ocasionados pelas obras, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já prepara um plano de monitoramento e desvio de tráfego para ser colocado em prática conforme o tempo de execução.

 

Avenida Paulista

 

Com quatro quilômetros de extensão, a ciclovia da Avenida Paulista fará conexão com 11 ciclovias ligando às regiões do Centro, Pacaembu, Ibirapuera e Vila Mariana, entre outras. Para o trecho da Avenida Bernardino de Campos, estão previstas obras para aterramento da fiação elétrica, que já estão sendo realizadas.

 

O projeto inicial prevê que o canteiro central da avenida será alargado em 25 centímetros de cada lado para facilitar a passagem de bicicletas nos dois sentidos.  Os tanques que hoje abrigam plantas e flores serão retirados, assim como os relógios de rua distribuídos pela via. As árvores no trecho da Bernardino de Campos serão preservadas.  As oito faixas de rolamento da via serão mantidas, com alguns ajustes, e alguns trechos, próximos aos semáforos, ganharão grades para a proteção dos ciclistas.

 

A pista desta ciclovia será elevada em relação ao nível da avenida, terá cerca de quatro metros de largura e será construída sobre o canteiro central em toda a extensão do eixo formado pelas avenidas Paulista e Bernardino de Campos.

 

Segundo o secretário, a expectativa é manter as condições de segurança e fluidez do trânsito com a transferência das bicicletas para uma pista definitiva, garantindo um conforto maior aos usuários da Avenida Paulista, principalmente aos ciclistas e pedestres.

 

Faixa exclusiva

 

Antes da implantação da ciclovia na Paulista serão instaladas uma faixa exclusiva de ônibus e um traçado de via para bicicleta, no final da Avenida, que cruzarão a Rua da Consolação.

 

Além de atender os ciclistas, essa medida beneficiará 170 mil usuários de linhas do transporte coletivo do eixo Rebouças e Dr. Arnaldo, que hoje fazem o retorno pelas ruas da Consolação e Bela Cintra. A expectativa é de que a obra diminua em 15 minutos o tempo de viagem nessas linhas.

 

Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5093