Na próxima sexta-feira, dia 12, Belo Horizonte completa 117 anos. A cidade, fundada para ser a nova capital de Minas Gerais, já nasceu como símbolo da modernidade, por romper com o modelo urbanístico colonial no final da década de 1890.
Hoje, pouco mais de um século depois de sua fundação, ela permanece como um dos mais importantes centros urbanos do país, e, atualmente, sustenta o título de ser a melhor capital brasileira, de acordo com o Índice das 100 Maiores e Melhores Cidades do Brasil (BCI 100), realizado pela consultoria Delta Economics & Finance.
O ano de 2014 também foi marcante porque Belo Horizonte recebeu, do Ministério da Educação, o título de “Cidade Livre do Analfabetismo”. Ainda na Educação, a cidade comemora um grande marco com a inauguração da centésima Unidade Municipal de Educação Infantil, a Umei Santa Branca, no dia 11. E, na promoção à saúde, a PBH entrega a 300ª Academia a Céu Aberto, no Aglomerado da Serra, dia 6.
Outro importante destaque da programação é a entrega ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, do Dossiê de Candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha a Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A cerimônia acontece no dia 12 de dezembro, no Museu de Arte da Pampulha.
Também, dentro das comemorações dos 117 anos, acontece no domingo, dia 14, a segunda edição do “BH Cidadania Especial para o Aniversário da Cidade”. Com o objetivo de aproximar a Prefeitura dos belo-horizontinos, a Ouvidoria do Município, coordenadora do evento e responsável por mediar o relacionamento entre a sociedade e o poder público, programou diversas atrações, em parceria com a OAB-MG, Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Governo do Estado.
Durante o evento haverá rua de lazer e oficinas para as crianças. Também serão realizados exames de mamografia, aferição de pressão arterial, glicemia, saúde bucal, oficinas de reciclagem, penteados, produção de nós, pintura facial, balões, estandes com informações sobre diversos serviços: Orçamento Participativo, Defesa Civil, Zoonoses, SINE, Habitação e seis horas de programação cultural com shows, apresentações de corais, cantata de Natal, Banda da Guarda Municipal e ginástica lian gong.
Antes disso tudo, o aniversário da cidade também terá muita festa com o lançamento oficial da Programação do Carnaval 2015. Na segunda-feira, 8 de dezembro, a Serraria Souza Pinto será o palco da eleição da Corte Real Momesca e do lançamento dos sambas enredo das escolas de samba e blocos carnavalescos.
Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=183163&pIdPlc=&app=salanoticias