Alongar-se e fazer exercícios físicos ao ar livre são práticas que a Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado para se tornarem cada vez mais comuns na cidade com as Academias a Céu Aberto. Além de possibilitar e incentivar a prática de exercícios físicos, os aparelhos também contribuem para a socialização da comunidade.

 

Lançado em 2009, o Programa Academia a Céu Aberto, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) está inserido em praças e parques da capital. Até o final do ano, a expectativa da Prefeitura de BH é disponibilizar 176 academias em toda cidade (atualmente são 170). No plano de governo do prefeito Márcio Lacerda, o objetivo é totalizar 492 academias instaladas, para que assim cada bairro tenha uma academia.

 

O programa Academia a Céu Aberto proporciona condições adequadas para a prática de atividades físicas para pessoas de todas as idades, mas, prioritariamente, para o público da terceira idade, por meio da disponibilização de um conjunto de equipamentos de ginástica adaptados e implantados em espaços de fácil acesso. Os novos conjuntos de aparelhos estão sendo instalados de forma gradativa pelas regionais.

 

As academias têm como objetivo promover a saúde da população, estimular a prática esportiva, além de melhorar a condição física e a qualidade de vida das pessoas. Os equipamentos das academias são de fácil manuseio e devem ser usados para exercícios de musculação e alongamento. O sistema se adapta ao usuário, que deve utilizar o peso do próprio corpo, criar resistência e gerar benefício personalizado, independentemente de idade, peso e sexo. No entanto, a utilização dos equipamentos é indicada apenas para maiores de 12 anos.

 

Além de aumentar os locais de convivência, as academias criam uma rotina de prática de exercícios e estes espaços deixam de ser ociosos, contribuindo para uma vida mais saudável e para a melhoria da qualidade de vida de seus usuários. Atualmente, monitores de programas da SMEL como Vida Ativa, Caminhar e BH Cidadania, utilizam também as academias como ponto para suas atividades. Assim, cria-se um espaço gratuito para a prática de atividades físicas, proporcionando diversão e interação para a comunidade. As áreas públicas abertas como praças e canteiros centrais, viram palcos de melhoria da saúde e condicionamento físico dos moradores de áreas próximas.

 

Equipamentos Academia a Céu Aberto

 

O programa oferece diversos aparelhos. Confira os detalhes de cada um e suas finalidades:

 

Simulador de cavalgada – Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.

Esqui – Aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, quadris e membros superiores e melhora a função cardiorrespiratória.

Alongador – Alonga articulações dos membros superiores, cintura escapular, tronco e cintura pélvica.

Multi exercitador – Fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores.

Rotação dupla diagonal e rotação vertical – Fortalecem os membros superiores, melhora a flexibilidade das articulações dos ombros e aumenta a mobilidade das articulações dos ombros e dos cotovelos.

Simulador de remo – Fortalece a musculatura das costas e ombros.

Pressão de pernas – Fortalece a musculatura das coxas e quadris, melhora a flexibilidade e a agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar.

Rotação vertical triplo – Fortalece os membros superiores e melhora a flexibilidade das articulações dos ombros.

Pressão de pernas tripla – Fortalece a musculatura das coxas e dos quadris.

Supino – Fortalece os grupos musculares dos peitorais e ombros e articulações dos ombros e braços.

 

Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=esportes&tax=38229&lang=pt_BR&pg=5760&taxp=0&