Os frequentadores dos Portais do Futuro de Curitiba ganharão 32 novos obstáculos para a prática de skate. Curitiba, 02/12/2014 Foto: Everson Bressan/SMCS

Os frequentadores dos Portais do Futuro de Curitiba ganharão 32 novos obstáculos para a prática de skate. Curitiba, 02/12/2014 Foto: Everson Bressan/SMCS

 

Os frequentadores dos Portais do Futuro de Curitiba ganharão 32 novos obstáculos para a prática de skate. São oito equipamentos diferentes e portáteis que estarão nas unidades Boqueirão, Cajuru, Bairro Novo e Tatuquara a partir do início de 2015. A montagem das peças foi finalizada nesta terça-feira (02). Elas serão instaladas nas unidades nas próximas semanas.

 

Entre os obstáculos adquiridos pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) estão rampas, caixotes, bancos, mesas de piquenique, minirrampas, corrimões, jumps e objetos multiuso. Os 32 equipamentos levaram cinco dias para serem montados no Portal do Futuro Cajuru.

 

“O skate é uma das principais atividades do Portal do Futuro. Com os novos obstáculos estamos atendendo a um pedido dos jovens que também consta no programa de governo desta gestão”, afirma a coordenadora de Políticas Públicas para Juventude da Secretaria do Esporte, Luciane Vanessa Fagundes Mendes.

 

O responsável pela montagem das peças foi Révisson Esteves da Silva, um dos sócios da empresa Super Rampa, fabricante dos equipamentos. Formado em Educação Física, Silva dava aulas de skate quando se deparou com a pouca literatura existente sobre o ensino da modalidade. A solução foi se inspirar em modelos norte-americanos consultados pela internet. A partir disso surgiu a ideia de montar equipamentos que fossem apropriados aos iniciantes no esporte e também pudessem ser utilizados pelos mais experientes.

 

“Os obstáculos são ideais para o aprendizado por serem baixos e permitirem várias combinações. Além disso, eles são fáceis de transportar, podendo se adaptar às características de cada aula, oficina ou evento”, diz o empresário.

 

Dario Messias Venturini, de 13 anos, e Adriel Rodrigues, de 15 anos, frequentadores do Portal do Futuro Cajuru, tiveram o privilégio de estrear os equipamentos após a finalização da montagem. Venturini, que pratica basquete e natação no local, está feliz por trocar a quadra poliesportiva, onde anda de skate, pelos novos obstáculos. “Agora vou aprender muito mais manobras”, comemora. “Com os novos equipamentos o Portal vai bombar de skatistas”, disse Rodrigues.

 

O custo total dos equipamentos foi de R$ 49.860. Cada unidade do Portal do Futuro será responsável pela conservação das peças, que são feitas com madeira resistente a chuva e aos impactos da modalidade.

 

Portal do Futuro

 

O Portal do Futuro integra o plano de governo da atual gestão da Prefeitura e tem como um dos principais objetivos fortalecer as trajetórias dos jovens, na busca de melhor qualidade de vida para que construam coletivamente sua imagem positiva, seu pertencimento à sociedade e uma efetiva inclusão social.

 

Entre outras atividades esportivas, os portais oferecem aulas de natação, vôlei, handebol, futsal, futebol de campo, musculação, dança de salão e jazz. Há ainda acesso à biblioteca e diversas atividades culturais, além de eventuais cursos como de aplicativos para celulares, violão e fotografia.

 

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/portais-do-futuro-receberao-32-novos-equipamentos-para-pratica-de-skate/34990