Equipes colocam em prática habilidades técnicas do voleibol e valores como cooperação, respeito e autonomia. Foto: divulgação

Equipes colocam em prática habilidades técnicas do voleibol e valores como cooperação, respeito e autonomia. Foto: divulgação Instituto Compartilhar

 

A paixão pelo voleibol reuniu profissionais de educação física e centenas de adolescentes para a Copa Vôlei, evento realizado no dia 22 de novembro pelo Núcleo Central do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná. Além de praticar o esporte com habilidade, alunos de diversas instituições tiveram que ser criativos para participar da Oficina de Empreendedorismo. O sábado rendeu momentos de união, companheirismo, felicidade, força de vontade e entusiasmo. Pais e familiares prestigiaram o evento e torceram pela garotada.

 

Os anfitriões do evento, alunos da categoria Super Vôlei do Núcleo Central, estavam mais ansiosos do que nunca. Eles ajudaram no que foi preciso para receber as equipes convidadas da Associação de Voleibol do Paraná, dos colégios estaduais Isolda Schmid, Profª Maria Balbina Costa Dias, Santa Cândida, Yvone Pimentel, do Colégio Estadual do Paraná, Colégio Militar e da Prefeitura Municipal de Piraquara. Os adolescentes da categoria Vôlei do projeto e ex-alunos, responsáveis pela arbitragem das partidas e contagem dos pontos, também estavam na expectativa para que tudo ocorresse como o esperado. Mesmo não participando dos jogos de voleibol, eles se comprometeram e executaram suas funções com maturidade.

 

Também participaram do evento os alunos da categoria Vôlei do Núcleo Guaratuba/PR – que estiveram presentes na Copa Vôlei por mérito conquistado na Campanha Compartilhar Fidelidade do Instituto Compartilhar. Inicialmente implantada em três núcleos do projeto, a campanha envolve contagem de pontos e premiações aos alunos e turmas que realizam ações positivas durante as aulas de minivôlei. Por meio dela, crianças e adolescentes de outras categorias do Núcleo Guaratuba também puderam ir ao evento, assistir aos colegas, torcer por eles e ainda passear por Curitiba. “Gostei da Copa Vôlei, mesmo ganhando apenas o último jogo, pois é que nem minha Prof.ª Cássia falou: ‘não importa se vocês vão ganhar ou perder, o importante é se divertir e pensar que assim vocês vão ganhar experiência e conhecimento! ’”, contou Anna Beatriz Lobo, 13 anos, da categoria Vôlei do Núcleo Guaratuba.

 

Antes mesmo de dar início as atividades da Copa Vôlei, os professores de educação física das instituições convidadas participaram de um congresso técnico para esclarecer questões sobre o regulamento dos jogos. Em seguida, por meio de um vídeo, eles puderam conhecer mais sobre a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol. Para abrir oficialmente o evento, houve apresentação das equipes, canto do Hino Nacional Brasileiro e juramento do atleta.

 

Os jogos foram acirrados, mas os professores estavam a todo o momento incentivando os alunos. Além disso, estavam de olho no desempenho dos adolescentes, que jogavam nos outros times, para votar nos alunos destaque de cada equipe, aqueles que tiveram melhor desempenho quanto aos fundamentos técnicos de jogo. Também escolheram meninos e meninas que colocaram em prática valores como cooperação, respeito e autonomia, os alunos Fair Play. Os mais votados foram premiados com um kit do Instituto Compartilhar que continha mochilinha, squeeze e chaveiro. “Foi um jeito gostoso de aprender valores com cooperação e amizade”, disse a aluna da categoria Super Vôlei do Núcleo Central, Valéria Espindola, 15 anos.

 

A Oficina de Empreendedorismo surpreendeu tanto quanto os jogos. Nela, os alunos puderam apresentar propostas inovadoras e até gravar um vídeo. “Deu para ver bem de perto como os participantes estavam ansiosos e felizes em mostrarem suas ideias relacionadas ao tema ‘voleibol é meu esporte’”, contou a assistente administrativo do Instituto Compartilhar, Juliane Becker, responsável pela oficina. As três melhores propostas foram editadas e apresentadas em um único vídeo ao final do evento. A primeira equipe colocada recebeu um kit que continha mochilinha, squeeze e o livro do técnico Bernardinho, “Transformando Suor em Ouro”. Além das ideias, os participantes conferiram no vídeo de encerramento uma mensagem de incentivo da levantadora da equipe Rexona-AdeS, Fofão. “Muitos ficaram bem surpresos! Conseguimos perceber que todos curtiram esse momento”, relatou a professora do Núcleo Central, Tatiana Ribas.

 

“Excelente competição que além da integração dos alunos visou agregar valores em nossos jovens”, afirmou Marilin Silva, professora de educação física do Colégio Militar. Para a professora do Núcleo Central, Rosana Rocha, foi um dia especial: “conseguimos perceber vários sentimentos como ansiedade, nervosismo, preocupação, calma, prazer e felicidade nos rostos dos alunos, isso mostra mais uma vez a importância desses eventos para eles”, concluiu.

 

As equipes que se destacaram nos jogos ganharam medalhas. Entre as meninas, as alunas do Colégio Estadual Santa Cândida ficaram em quarto lugar; a turma Dove, do Núcleo Central, ocupou o terceiro lugar; as equipes do Colégio Estadual do Paraná e da Prefeitura Municipal de Piraquara ficaram em segundo e primeiro lugares, respectivamente. Entre os meninos, a quarta posição ficou para os alunos da turma Axe, do Núcleo Central; a terceira para os colegas do Colégio Militar do Paraná; a segunda e primeira posições foram conquistadas pelas equipes do Colégio Estadual do Paraná e da turma AdeS, do Núcleo Central, respectivamente.

 

Parceiros do projeto Núcleos de Iniciação ao Voleibol no Paraná: Governo do Estado do Paraná e Unilever. Via Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Unilever e Ministério do Esporte.

 

Fonte: http://compartilhar.org.br/noticia1.php?id=1037