Melhores equipes do 3º Torneio BH Descobrindo Talentos no futebol foram premiadas neste sábado, dia 29, durante o Festival BH Descobrindo Talentos realizado no Complexo Esportivo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (Rua Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico). O evento teve a finalidade de integrar o corpo técnico, familiares e atletas inscritos no programa BH Descobrindo Talentos no Futebol. O programa é executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), em parceria com a Associação de Garantia aos Atletas Profissionais de Minas Gerais (Agap/MG) e a PUC Minas e tem como objetivo desenvolver habilidades físicas, técnicas e táticas no futebol de campo, democratizando o direito e o acesso ao esporte de rendimento. Além disso, dá oportunidade de inserção no mercado de trabalho a jovens e adolescentes da capital.

 

Na ocasião, o prefeito Marcio Lacerda enfatizou a importância do esporte para a formação da personalidade dos jovens e adolescentes. “Progredindo ou não na carreira profissional, este é um momento de formação física, intelectual e, principalmente, da formação de valores éticos e morais dos jovens. Essa é a verdadeira importância do Projeto. O trabalho da Prefeitura precisa continuar para que milhares de outros jovens possam ser alcançados e que outros sonhos possam ser realizados”, afirmou o prefeito.

 

Premiações:

 

Na categoria infantil

1º Lugar: Núcleo Túnel de Ibirité do bairro Tirol, Regional Barreiro.
2º Lugar: Núcleo Radiante do bairro Lagoa, Região de Venda Nova.
3º Lugar: Núcleo Providência do Minaslândia, Regional Norte.
Na categoria juvenil

1º Lugar: Núcleo Tupinambás do bairro Horto, Regional Leste.
2º Lugar: Núcleo Túnel de Ibirité, Região do Barreiro.
3º Lugar: Núcleo Mineirinho Granja de Freitas, Regional Leste.

 

O programa é executado pela Smel desde 2010, por meio da Gerência de Esporte de Rendimento, e propicia aos jovens e adolescentes, de 14 a 18 anos, principalmente aqueles residentes em áreas de vulnerabilidade social de Belo Horizonte, introdução à prática do esporte de rendimento. Atualmente o programa conta com 14 núcleos distribuídos pelas nove regionais da capital, atendendo aproximadamente 3.500 jovens e adolescentes no contra-turno escolar. Com o BH Descobrindo Talentos no Futebol, criou-se a terceira base do tripé ‘esporte educacional’, ‘esporte de participação e lazer’ e ‘esporte de rendimento’ em que se fundamenta a Política Nacional do Desenvolvimento do Esporte.

 

Os treinamentos são ministrados por ex-atletas de futebol profissional, regularmente inscritos na Agap-MG, sob a supervisão de um profissional de Educação Física. O projeto inclui a organização de competições internas e a participação em competições externas, bem como o encaminhamento dos participantes que demonstrarem maior aptidão para testes em clubes de futebol.

Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=182318&pIdPlc=&app=salanoticias