Após participar pela primeira vez das Paralimpíadas Escolares, que ocorreram entre os dias 24 e 27 de novembro de 2014, em São Paulo, a cearense Rebeca Lima de 16 anos voltou para casa carregando no peito duas medalhas de prata conquistadas durante as disputas de natação. A jovem virou destaque ao revelar que aprendeu a nadar em abril desse ano.
“Eu nunca tinha entrado numa piscina até o mês de abril e quando comecei a frequentar as aulas do projeto da Prefeitura de Fortaleza chamado Atleta Cidadão passei a participar de competições pelo Brasil. Depois disso foram muitas alegrias, me senti mais independente, passeia a ver minha deficiência de outra forma, melhorou minha auto-estima, me transformou em uma pessoa mais calma e hoje consegui participar de uma competição com pessoas que treinam há muito mais tempo que eu e ainda ficar em uma boa colocação”, explica Rebeca Lima, que conquistou, na classe S5, o vice campeonato nos 50m livres e 50m costas. Na natação paralímpica, as classes vão de S1 a S10, sendo o 1 aplicado aos atletas com maior grau de dificuldade.
Em sua primeira competição, durante os Jogos Escolares do Ceará 2014, a atleta foi campeã e confirmou seu nome para a seleção estadual com uma medalha de ouro nos 50m livres. Já em são Paulo, com apenas nove meses de piscina conseguiu em todas as provas nadadas o vice campeonato somando pontos importantes para o Estado.
De acordo com Heloisa Stangier, professora do núcleo Nadar do projeto Atleta Cidadão, onde Rebeca tem aulas de natação, a jovem possui paralisia cerebral do tipo diparética sendo cadeirante. “Ela iniciou a natação para melhorar sua mobilidade articular e evitar deformidades. E o nosso principal objetivo aqui é esse, promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida alcançando a cidadania plena”, diz.
Shirley Silva, mãe de Rebeca, só vê motivos para comemorar. “Ela está muito feliz, se sentindo mais independente, com força de vontade, determinação e acreditando nela mesma. Já é possível perceber as mudanças, pois ela já tenta se locomover pela casa sozinha”, revela.
Projeto Atleta Cidadão
O Atleta Cidadão visa democratizar o acesso ao esporte e ao lazer através de aulas regulares dentro das comunidades com a realização de atividades físicas e de lazer com jovens na faixa etária de 8 a 20 anos, nos espaços públicos de lazer na cidade com a criação de núcleos esportivos em praças públicas, escolas, paróquias, calçadões, equipamentos esportivos e associações. O projeto é composto de 46 núcleos esportivos espalhados no município de Fortaleza. Beneficiando atualmente mais de 2.300 participantes do programa. As atividades do programa incluem aulas de karatê, futebol, futebol de areia, futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, judô, natação, triathlon, recreação e muito mais.
Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/esportes/aluna-do-atleta-cidadao-rebeca-lima-e-prata-nas-paralimpiadas-escolares-2014