Desde o ano passado diversos parques municipais estão recebendo, por meio de medida compensatória, brinquedos infantis para crianças de 2 a 5 anos. No último mês, foram contemplados os parques municipais Fazenda Lagoa do Nado, na Pampulha, e Nossa Senhora da Piedade, na região Norte.

 

A arquiteta Suzana Cadaval foi quem elaborou o modelo dos brinquedos e explica que eles foram pensados para atrair e despertar o interesse dos pequenos. “O design é pensado de forma que sugira algum elemento que as crianças conheçam e estimule a criatividade. Um tronco de eucalipto, por exemplo, pode levá-las a pensar em um avião, uma bandeirinha pode lembrar um navio e assim por diante. A intenção é que elas viagem nas formas, se surpreendendo e divirtindo. Além disso, a construção dos brinquedos leva em conta a faixa etária e a segurança e eles pretendem incentivar o equilíbrio, além da capacidade motora das crianças”, explicou.

 

Moradora do bairro Itapoã, Jacir Rodrigues costuma fazer caminhada no Parque Lagoa do Nado e levou sua netinha Bruna, de 3 anos, para aproveitar os brinquedos novos. “São ótimos, adequados e seguros”, disse. Para Hebert Pessoa, chefe de Departamento Noroeste da Fundação de Parques Municipais, desde que os equipamentos foram instalados no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, o público infantil aumentou. “Os brinquedos, coloridos e apropriados, atendem as crianças e proporcionam mais uma opção de lazer e diversão”, afirma.

 

O Parque Jacques Cousteau e Rosinha Cadar também receberão os novos equipamentos. As crianças também já podem aproveitar os brinquedos nos seguintes parques: Primeiro de Maio, Mosteiro Tom Jobim, Orlando de Carvalho Silveira, Professor Marcos Mazzoni, Aggeo Pio Sobrinho, Juscelino Kubitscheck e Amílcar Vianna Martins.

 

Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=180949&pIdPlc=&app=salanoticias