O BikePe conversou com alguns grupos de ciclistas para elaborar uma lista com os seis piores trechos para pedalar na cidade, levando em conta fatores como: segurança, infraestrutura, arborização, sinalização e iluminação do espaço destinado ao ciclista.

 

As avenidas, em geral, são as vilãs do ciclista. Por terem muitas paradas de ônibus, fluxo intenso de carros em alta velocidade e desrespeito por parte dos condutores. “[Os motoristas] só respeitam quando não tem trânsito, mas quando tem botam por cima mesmo”, conta o ciclista e professor de musculação André Maia, de 31 anos, que utiliza a ciclofaixa da Avenida Engenheiro Domingos Ferreira diariamente. “Parece que quanto maior a velocidade da pista mais os condutores tendem a desrespeitar o ciclista”, conta o um dos coordenadores da Ameciclo Daniel Valença.

 

Algumas da faixas destinadas aos ciclistas estão esburacadas, em locais sem iluminação adequada ou até mesmo em lugares perigosos, como a ciclovia Capitão Temudo. Segundo Alcides Neto, dono da Ciclo Adventure, é um lugar muito estranho, escuro e muito propicio a assaltos. O que ideal seria que a cidade tivesse ciclofaixas espaçosas, bem sinalizadas, seguras e iluminadas, mas na realidade o que se encontra são vários trechos acidentados ou ocupados por sacos de lixo.”Até que ponto vale a pena construir ciclofaixas se não se educa a população a respeitar o espaço do ciclista?” questiona Alcides Neto.

 

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/bikepe/2014/11/28/interna_bikepe,545881/ciclistas-apontam-os-seis-piores-trechos-para-pedalar-no-recife.shtml