Praticar atividade física gratuitamente nas Academias da Cidade da região Oeste é uma boa dica para quem deseja melhorar a qualidade de vida. São cinco unidades que recebem diversas atividades, que oferecem vários benefícios para os usuários. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode participar e as inscrições são gratuitas. O programa Academias da Cidade foi criado em 2006 pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O primeiro passo para ingressar em qualquer uma das cinco academias da região é preencher o cadastro e passar por uma avaliação, para que seja verificado a condição física do interessado.

 
As atividades oferecidas têm como objetivo a melhoria do condicionamento cardiorrespiratório, consciência corporal, flexibilidade, força e coordenação motora. Os benefícios não passam despercebidos pelo técnico superior de Saúde em Educação Física, Bruno César, da Academia Santa Sofia (Vila Leonina). Segundo ele, alguns os usuários começaram a fazer as aulas apresentando dificuldade para cumprir as funções básicas do dia a dia, apresentando muitas dores e patologias diversas, além do uso de medicamentos. “Eles relatam que, após um período não muito grande, já conseguem realizar suas tarefas de forma bem mais efetiva”, contou Bruno.

 
Os usuários podem participar do programa três vezes por semana, com aula de uma hora de duração, dividida em dois módulos de 30 minutos. As atividades são divididas em exercícios com carga (musculação), chamados de anaeróbios e exercícios de corrida, caminhada ou exercícios contínuos e prolongados, intitulados aeróbios. Segundo Bruno César, o objetivo da musculação é beneficiar aqueles que pretendem ganhar massa magra (músculos), aumentar a massa dos músculos (hipertrofia), acelerar o metabolismo e reduzir o peso. Entre as funções do exercício anaeróbico, pode-se destacar o estímulo à resistência, a densidade do osso e a flexibilidade. Já o exercício aeróbico tem a função de aumentar a capacidade do sistema cardiovascular, liberando mais oxigênio e melhorando o desempenho dos músculos durante os exercícios. “Os exercícios aeróbicos equilibram a pressão arterial, diminuem o percentual de gordura e diminuem o risco de ataques cardíacos nos indivíduos, além de serem bem motivadores, por podermos utilizar de várias formas, por meio da dança, step, jump, corridas estacionárias e livres, entre outras”, concluiu.

 

 

Melhorias
Hermíria das Dores Moreira Magalhães, de 68 anos, que participa do programa há 4 anos, disse que era ansiosa e não praticava nenhum esporte. Agora, emagreceu e conseguiu controlar o peso. “Tenho mais disposição no trabalho, não tenho mais o desânimo que tinha. A minha vida melhorou 100% e saído de uma depressão”, contou. Já Margarida Maria Francisca Correia, de 70 anos, aposentada, comentou que gosta de fazer todas as atividades. “Meus exames têm bons resultados e os médicos afirmaram que a minha saúde melhorou. Estou ótima”, comemorou.

 

 

Avaliação continuada
De acordo com o técnico superior de Saúde em Educação Física, Marcos Borges, a cada três meses as aulas nas Academias da Cidade são planejadas, tendo em vista a variação das atividades, que têm o objetivo de promover a evolução dos efeitos fisiológicos ao longo do ano. “Desta forma, a gente contempla todos os critérios do condicionamento físico, como força, coordenação, resistência aeróbica e flexibilidade”, disse.
Os usuários participam também de eventos em ocasião de datas comemorativas, de passeios e encontros para socialização das atividades e hábitos de vida saudáveis. Além da avaliação física realizada ao entrar nas academias, o usuário conta também com uma avaliação continuada, quando é verificada a sua condição física de forma permanente.

 
Funcionamento e localização das Academias da Cidade da região Oeste

 
• Academia Santa Sofia
(Rua Alice, 197, bairro Vila Leonina), das 7h às 12h, de segunda a sábado.
• Academia Cras Havaí
(Avenida Costa do Marfim, 480, bairro Havaí), das 7h às 12h, de segunda a sábado.
Contato: 3277-9616
• Academia Amílcar Martins
(Rua Nelson de Sena, 90, bairro Betânia), das 7h às 12h e das 16h às 21h, de segunda a sábado.
Contato: 3246-6006
• Academia Cras Vila Ventosa
(Rua Dona Nicolina de Lima, 316, bairro Havaí), das 7h às 12h, de segunda a sábado.
Contato: 3277-9976.
• Academia Convênio UNI-BH e PBH
(Avenida Professor Mário Werneck, 1.685, bairro Estoril), das 16h às 21h, de segunda a sábado.
Contato: 3319-9404

 
Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=159400&pIdPlc=&app=salanoticias