Estimular a boa convivência entre os motoristas de ônibus e ciclistas. É com esse objetivo que a Prefeitura de Fortaleza irá promover uma ação de conscientização que pretende atingir cerca de cinco mil operadores de ônibus e vans em todos os terminais de integração da cidade. A ação será desenvolvida, nos dias 25 e 26 de novembro, pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, através do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (PAITT), a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE) e o Sindiônibus.

 

A ideia principal da campanha é fazer com que os motoristas vistam a camisa em prol de uma relação mais segura com os ciclistas. Para que isso aconteça na prática, a ação terá início com a distribuição de camisas com o símbolo da campanha para todos os motoristas da frota de Fortaleza. A atividade segue com uma abordagem e distribuição de material informativo com dicas de segurança, informações sobre legislação de trânsito e um resumo dos principais investimentos que estão sendo realizados na área de mobilidade urbana, mais especificamente as ações voltadas para bicicletas.

 

De acordo com o presidente da Etufor, Antônio Ferreira, a ação educativa será incluída definitivamente no calendário da empresa. “Estamos avançando no debate sobre mobilidade ao mesmo tempo em que acompanhamos ações concretas que modificam e ampliam as opções de deslocamentos dos fortalezenses. Por isso, estamos incluindo abordagens educativas na nossa rotina e inserindo o modal bicicleta no treinamento dos motoristas que estão sendo preparados para entrar no sistema de transporte coletivo da cidade”, explica Ferreira.

 

A SCDH tem participado ativamente desse processo planejando as ações educativas juntamente com a Etufor. “No trânsito, cidadania é compartilhar a via e respeitar as diferentes dinâmicas de cada modal de transporte. Essa campanha é muito oportuna, nesse momento em que o município de Fortaleza assume a bicicleta como modal de transporte e vem estimulando a população a se locomover pela cidade pedalando. Sensibilizar o motorista de ônibus quanto a isso é fundamental, já que ele convive de perto com o ciclista, especialmente na faixa da direita”, acrescenta o secretário de Direitos Humanos, Karlo Kardozo.

 

Segundo Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, Fortaleza dá mais um passo em direção à modernidade ao incorporar as bicicletas como lazer e meio de deslocamento. “Isso é um exemplo concreto de política sustentável. Já é evidente que não há como aumentar as vias públicas na mesma velocidade que cresce a frota de carro de passeio, portanto, precisamos buscar  harmonia no compartilhamento dos espaços. Segurança e fluidez devem andar junto para melhorar a nossa qualidade de vida e para isso o respeito às ciclofaixas e faixas exclusivas de ônibus é fundamental”, conclui.

 

Na terça-feira (25/11), as abordagens educativas serão realizadas nos sete terminais fechados: Parangaba, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Messejana, Conjunto Ceará, Lagoa e Siqueira. Já na quarta-feira (26/11), os trabalhos educativos acontecerão nos terminais abertos da Praça Coração de Jesus e Praça da Estação. Cerca de 600 auxiliares de operação e apoiadores da SCDH, da AMC, do Sindiônibus e do Detran estarão envolvidos na ação, que terá como foco os motoristas.

 

Saiba mais:

A Prefeitura de Fortaleza está desenvolvendo diversas iniciativas para ampliar a rede cicloviária da cidade. Entre as ações estão:
– Plano Cicloviário: prevê mais de 500 km de infraestruturas cicloviárias em 15 anos;
– Implantação de Sistema de Bicicletas Públicas Compartilhadas: serão 40 estações espalhadas em diversos pontos da cidade;
– Implantação do projeto de Ciclofaixa de Lazer: visa estimular o uso da bicicleta em um contexto de lazer e cultura aos domingos;
– Implantação de novas ciclofaixas fixas: importantes vias da cidade receberão faixas exclusivas para bicicletas, como já aconteceu com as avenidas Dom Luís, Santos Dumont e Rui Barbosa. Até o final de 2014 serão mais 14 km de ciclofaixas fixas na cidade.

 

Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/mobilidade/campanha-educativa-pretende-aproximar-motoristas-do-transporte-coletivo-e