O Escola Aberta, programa que oferece oficinas nos finais de semana para as comunidades locais, proporcionou, na noite desta segunda-feira, 3, uma apresentação onde não faltaram beleza, qualidade técnica e entusiasmo de alunos e professores.
Cerca de 150 bailarinos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Martim Aranha apresentaram-se no Teatro do CIEE, dentro da 9ª edição do Projeto Expressar. A apresentação, em duas sessões, teve a presença do prefeito José Fortunati, da secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, e da coordenadora-geral da Escola Aberta em Dança, Nara Adolfo.
Foram 14 números de dança, envolvendo ballet clássico, jazz e dança moderna com temas como O Fantasma da Ópera, Aquarela, New York, New York e Vogue, entre outros. O espetáculo “Lembranças” teve bailarinos de quatro a 50 anos. “É emocionante ver a alegria e a dedicação dessas crianças. Um belíssimo espetáculo produzido a partir de um projeto tão importante para a nossa rede municipal. Estão todos de parabéns”, comentou o prefeito José Fortunati.
O espetáculo foi desenvolvido ao longo de quatro meses, com ensaios aos sábados, pelas manhãs. “Conto com o apoio dos alunos e especialmente dos pais, que nos ajudam a manter o projeto levando os filhos para as aulas e confeccionando as roupas do espetáculo”, disse a coordenadora do Escola Aberta na Martim Aranha, Vanessa Rodrigues, ao enfatizar que “é a união entre escola e comunidade que torna o espetáculo possível.”
Escola Aberta – Criado a partir de acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco, contribui para a melhoria da qualidade da educação, da inclusão social e da construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania. O programa oferece oficinas variadas e outras ações nos finais de semana, a fim de valorizar o espaço escolar e ampliar sua utilização e importância para a comunidade local.