Estrelas dos Jogos, os atletas também são protagonistas nos bastidores do maior evento esportivo do planeta. Enquanto a Vila Olímpica e Paralímpica toma forma, na Barra da Tijuca, o processo de seleção e compra dos móveis dos apartamentos está na fase final. E nada melhor do que os próprios atletas para ajudar nessa escolha. Afinal de contas, a Vila será a casa deles durante as competições e precisa atender a todos – dos gigantes do basquetebol aos atletas mais fortes do mundo do levantamento de peso.

 

Para isso, o Comitê Rio 2016 organizou um encontro com um grupo de atletas, que pôde testar e avaliar as opções de camas, cadeiras, mesas de cabeceira e armários oferecidas por fornecedores pré-selecionados, que atendiam às especificações técnicas determinadas pelo Comitê Organizador.

 

Características específicas como altura das camas, formato dos puxadores das portas dos armários e o conforto oferecido pela mobília foram alguns dos itens observados pelo grupo de atletas. O judoca Ruan Isquierdo, de 20 anos, medalhista de bronze no Aberto Pan-Americano de El Salvador, na categoria acima de 100 kg, ficou satisfeito ao saber que as camas terão 2,17m de comprimento.

 

“Ter conforto para descansar é uma das coisas mais importantes para os atletas durante uma competição. Procurei analisar toda a mobília do ponto de vista dos atletas mais altos e mais pesados e gostei bastante de todos os itens. É muito bom poder participar de alguma forma da organização dos Jogos, dando a nossa opinião para que tudo corra bem. Olhando para as camas, armários e cadeiras, já deu para me imaginar na Vila Olímpica e foi muito bom”, diz o atleta, terceiro colocado no Campeonato Mundial Sub-21 de 2013.

 

Além de Ruan, estavam presentes o jogador Paulinho Villas Bôas, representante do Brasil em duas edições Olímpicas no basquetebol, a nadadora Flavia Nadalutti, que disputou os Jogos Montreal 1976, e Ricardo Prado, medalhista Olímpico da natação e presidente do Conselho de Esportes Rio 2016.

 

Os atletas serão convidados para mais duas rodadas de avaliações, de diferentes itens, até o fim do primeiro trimestre de 2015, quando será concluído o processo de compra da mobília para a Vila Olímpica e Paralímpica. Ao todo, serão adquiridas 135.000 cadeiras, 46.000 mesas e 32.000 armários, além de 30.000 camas e mesas de cabeceira.

 

Fonte: http://www.rio2016.com/noticias/noticias/atletas-participam-da-selecao-dos-moveis-da-vila-olimpica-e-paralimpica-dos-jogos-