A boxeadora amazonense e integrante da tribo indígena Kaixana, de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros em linha reta de Manaus), Sandraerleia Garcia Ramos, 26, participa nesta terça-feira, 21, da edição 2014 do Campeonato Paulistão Infantil, Cadete, Juvenil e Elite de Boxe Amador Aberto Masculino e Feminino, que será disputado até o próximo domingo, 26, em São Vicente, São Paulo (SP).

 

Sandraerleia é a atual vice-campeã brasileira de boxe olímpico no  Feminino Elite Mosca Ligeiro até 48 kg, feito conquistado por ela em junho deste ano durante o Campeonato Brasileiro de Boxe, realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). A atleta conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), para poder participar de competições nacionais que acontecem fora do Estado.

 

Para a amazonense, a rotina de treinos é pesada. Mas, para tudo, há uma recompensa. Apesar de praticar a modalidade esportiva há pouco tempo, a atleta já ocupa o primeiro lugar da categoria Elite Feminino Mosca Ligeiro até 48kg no ranking geral da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe).

 

“Há 18 anos resido em Manaus e há quatro anos pratico boxe, mas somente há dois anos passei a competir e, logo de início, comecei a me destacar ganhando competições. Minha rotina de treino é de quatro horas por dia, seis vezes na semana, sendo duas horas de exercícios musculares e duas horas de boxe”, revela a atual vice-campeã brasileira de boxe, que treina na academia One Fitness, no bairro Dom Pedro, zona Oeste.

 

Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, os bons resultados que a atleta apresenta, apesar do pouco tempo de experiência, são excelentes para o crescimento da modalidade no Estado. “Sandraerleia é um exemplo de superação no esporte. Ela vem de uma comunidade indígena e com pouco tempo praticando o boxe já conseguiu feitos importantes para o Amazonas. Ela é a primeira amazonense a ocupar o topo do ranking da CBBoxe e estamos confiantes de que ela possa defender nosso país durante os Jogos Olímpicos de 2016”, frisou Damasceno.

 

Segundo o técnico e marido de Sandra, Cássio Ramos, a atleta está em uma fase de aprimoramento e aperfeiçoamento das técnicas de luta. “Estamos treinando séries e sequências para que a Sandra não só ganhe as competições, como também possa fazer um bom combate, se possível, com finalização, o que valoriza o estágio em que o atleta atinge ao vencer um duelo antes do tempo estipulado pela organização do evento” declarou.

 

A amazonense detém ainda o título de campeã no Feminino Elite Mosca até 51 kg da primeira edição da Copa Norte de Boxe, evento realizado de 23 a 25 de maio deste ano, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, bairro Santo Antônio, zona Oeste.

 

Novos desafios

 

No próximo mês, de 22 a 27, a atleta participa da edição anual dos Jogos Abertos, em São Vicente, São Paulo (SP), onde lutará na categoria Feminino Elite Mosca até 51 kg. “Estou buscando participar dessas competições e aproveitar o máximo possível, pois elas servem como preparação para uma eventual disputa de vaga na CBBoxe”, revela a boxeadora, que busca o resultado tanto por meio da classificação geral no ranking quanto por meio do Campeonato das Estrelas, que selecionará as melhores atletas para participar das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro (RJ).

 

Fonte: http://www.manaus.am.gov.br/2014/10/20/amazonense-vice-campea-brasileira-de-boxe-busca-vaga-nas-olimpiadas-de-2016/