Foto: Everson Bressan/SMCS

Foto: Everson Bressan/SMCS

A 10ª. edição da Caminhada do Coração, promovida pelo Instituto Cardiológico Constantini, foi realizada na manhã deste domingo (19). O sedentarismo encabeça a lista dos fatores de risco para o desenvolvimento de problemas de coração e a caminhada tem o objetivo de mudar a atitude em relação à atividades físicas. O evento teve o apoio da Prefeitura de Curitiba.

 

O prefeito Gustavo Fruet participou da largada e elogiou a iniciativa dos organizadores de promoverem atividades saudáveis como essa.

 

“A corrida é uma atividade saudável que ocupa o espaço público. Isso é muito bom para Curitiba e reforça cada vez mais a cidade como uma incentivadora do esporte e da caminhada”, afirmou o prefeito.

 

O cardiologista Marcelo Freitas explica que sedentarismo, obesidade, tabagismo, diabetes, hipertensão e estresse são os principais fatores de risco para desenvolver problemas do coração, que podem ser alterados pela ação de cada pessoa. “O combate ao sedentarismo se relaciona à obesidade, também à hipertensão e ao estresse. Um se relaciona ao outro. Não adianta fazer dieta sem atividade física”, afirma o médico.

 

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/participantes-de-caminhada-incentivam-cuidados-com-a-saude-do-coracao/34481