Belo Horizonte volta a sediar, hoje e amanhã, no Chevrolet Hall, uma competição internacional de judô. É o Super Desafio Brasil-EUA-Cuba-Canadá, a partir das 18h, com entrada franca.
Haverá disputa em cinco categorias (leve feminino, meio-leve masculino, médio feminino, meio-médio masculino e médio masculino), sendo os duelos entre países. Os confrontos foram definidos ontem, por sorteio: Brasil x Canadá e Cuba x EUA. Os ganhadores decidirão o título amanhã, enquanto os perdedores disputarão o terceiro lugar.
Pelo Brasil, o destaque é a leve Rafaela Silva, a médio Bárbara Timo e o meio-médio Charles Chibana. Ainda na Seleção Brasileira há dois atletas do Minas – o meio-leve Emanoel Oliveira e o meio-médio Gustavo Assis –, além do meio-médio Vinícius Panini e do pesado David Moura.
No time de Cuba, destaque para Onix Cortes Aldama (médio), bronze no Campeonato Mundial de Chelyabinsk’2014, e Aliuska Ojeda (leve), bronze no Pan-Americano de Guayaquil’2014, além das promessas Olga Masferrer e Anaile Dorvigne. Na equipe norte-americana, a atração maior é Hana Carmichael, prata no Grand Prix de Tashkent’2013 e nos Abertos Pan-Americanos de Santiago e Miami, ambos em 2014. Ela luta na mesma categoria de Rafaela. No time canadense, o último a chegar a BH, estão Zachary Burt, bronze nos Abertos Pan-Americanos de Santiago e San Salvador, este ano; e Marc Deschênes, ouro no Aberto Pan-Americano de Santiago e bronze no de Miami 2014. Os dois têm apenas 19 anos.
O treinador de Hana Carmichael, Justin Flores, diz que o torneio é muito importante, principalmente para a equipe dos EUA. “Mesclamos, para essa competição, a experiência com a juventude. Assim, os mais novos estarão aprendendo.”
Fonte: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/ultimas-noticias/1,1208,1,13/2014/10/20/noticia_maisesportes,295716/feras-no-tatame.shtml