Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Cerca de 900 crianças com deficiência intelectual, ou física, auditiva, visual e transtorno global de desenvolvimento participaram nesta sexta-feira (17) de uma atividade organizada pelo projeto Brincando com a Linha de Lazer, realizado pelas secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude e da Educação em parceria com a PUCPR e com o apoio do Sites (Sistema de Transporte da Educação Especial do Município) e do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.

 

As crianças passaram a manhã e a tarde se divertindo no Centro de Esporte e Lazer do Xaxim com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, cama elástica, escalada, dança, jogos gigantes, tênis de mesa, tênis de campo e jogos como vôlei e futebol, maquiagem, atividades de palco com animação e apresentação da modalidade power soccer.

 

O objetivo do projeto é ofertar ações de lazer para pessoas com deficiência para proporcionar a inserção social e o respeito às diferentes áreas de deficiência, e incentivar a prática de atividades lúdicas e educativas. “Essas crianças dificilmente saem de casa e quando vão à escola não têm muitas atividades. O projeto é uma grande oportunidade para todos se divertirem e brincarem. E é ótimo poder proporcionar todas essas atividades para elas, nos divertimos muito também”, afirma o coordenador da Linha do Lazer da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Gonçalves Tedeschi.

 

A ação também contou com a participação de 90 estudantes do curso de Educação Física da PUCPR, dentro da disciplina Educação Física Adaptada. “Essa atividade permite que os alunos coloquem em prática as metodologias que aprenderam durante as aulas. É uma troca muito importante com as crianças, faz com quem participa da atividade leve para outras pessoas a importância da criança com deficiência também fazer parte da sociedade”, explica Viviane Borba Caggiano, professora de Educação Física da PUCPR.

 

Os atletas paralímpicos incentivados pela Lei Municipal do Esporte Claudiomiro Segatto, Maria Luiza Passos, Emerson Kowalski e Cincler Trevisan também participaram do projeto, jogando tênis de mesa com as crianças. “A participação nessa ação nos dá o prazer de contribuir com a sociedade. Comecei no esporte paralímpico em um evento parecido como este. Quem sabe no meio dessa criançada não despertamos o interesse de mais um paratleta?”, diz Segatto.

 

O projeto Brincando com a Linha do Lazer realiza duas vezes atividades por ano em Curitiba – no primeiro semestre em parceria com a Universidade Tuiuti e no segundo com a PUC/PR.

 

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-criancas-com-deficiencia-participam-do-projeto-brincando-com-a-linha-de-lazer/21481