A Atletas pelo Brasil, LIDE Esporte e Instituto Ethos, com apoio do Mattos Filho Advogados, realizaram na segunda quinzena de setembro, na capital paulista, a primeira reunião do grupo de trabalho que construirá um acordo setorial inédito pela integridade, gestão e transparência no esporte. Fazem parte do grupo: Banco do Brasil, BRF, Construtora Passarelli, Correios, Itaú Unibanco, McDonald’s, Nestlé, Pão de Açúcar, P&G, TetraPak e Volkswagen do Brasil.

 

O próximo encontro será realizado em outubro, em data a ser definida.

 

O acordo é voluntário e autorregulado pelas empresas que serão as responsáveis por definir o desenho do pacto. O grupo tem como objetivos apoiar a melhoria da gestão das entidades esportivas ao longo do tempo, gerar um ambiente de colaboração e confiança, estabelecer segurança para os patrocínios e definir regras claras e mecanismos para promover integridade, transparência e gestão eficiente dos recursos.

 

O primeiro passo para isso foi a aprovação do artigo 18-A da Lei Pelé (Lei 12.868/2013) que foi fruto da união de empresas, clubes, organizações não governamentais e atletas. O artigo prevê, entre outros temas, o limite de mandato aos dirigentes esportivos, a participação dos atletas na gestão e no sistema eleitoral, além de transparência e democracia na gestão das entidades esportivas.