O prefeito Fernando Haddad inaugurou nesta sexta-feira (26) 2,1 quilômetros de ciclovia na região de Sapopemba, zona leste da capital. Instalada Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, a via para bicicletas interliga a Cohab Teotônio Vilela, o Parque Linear Zilda Arns e o terminal de ônibus do bairro. Com a inauguração, a cidade passará a contar com 78,3 quilômetros de novas ciclovias.
Após circular pela avenida e conversar com moradores e comerciantes, Haddad falou sobre os investimentos na segurança das ciclovias. “Os 400 quilômetros de ciclovias [que deverão ser construídos até o fim de 2015] serão iluminados. Existe um tipo de iluminação que chama pedonal, que é voltada para o pedestre. Nós estamos adaptando este tipo de iluminação para iluminar simultaneamente a calçada e a ciclovia. Estamos testando para ver o modelo adequado, a potência adequada e a instalação será feita no próprio contrato de iluminação pública”, afirmou o prefeito.
Em Sapopemba, a ciclovia foi implantada ao lado do canteiro central e conta com 6.900 metros quadrados de sinalização horizontal, nove placas de trânsito e 52 placas de regulamentação e advertência. No Terminal Sapopemba foi instalado um bicicletário com cerca de 40 vagas.
“Antes o trânsito não ajudava, mas com a ciclovia ficou ótimo. Tem a divisória na avenida para pedalar mais à vontade. Muita gente que estava com a bicicleta encostada vai fazer uma manutenção e colocar para rodar”, conta o metalúrgico Antonio do Anjos, 43 anos, morador da região.
O secretário Jilmar Tatto explicou que o traçado, entre as ruas João Lopes de Lima e Catedral Submersa, foi planejado para interligar equipamentos públicos do bairro. “Temos uma diretriz de conectar equipamentos públicos. Esta ciclovia inaugurada conecta a um parque linear que já tem ciclovia, com o terminal de ônibus, vai futuramente até o Terminal São Mateus e vai conectar-se com a ciclovia do monotrilho, que vai chegar ao centro”, afirmou Tatto.
Após visitar a nova ciclovia, o prefeito Fernando Haddad vistoriou a Unidade Básica de Saúde Teotônio Vilela, localizada na av. Arquiteto Vilanova Artigas.
Meta
A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 quilômetros de ciclovias até o fim de 2015. Além do trecho em Sapopemba, nesta semana serão entregues mais dois percursos cicloviários: 4,2 quilômetros na avenida Escola Politécnica e 1,4 quilômetro na região de Pinheiros (ruas dos Pinheiros, Cunha Gago e Artur de Azevedo). No total, nesta semana serão ativados 7,7 quilômetros de vias para bicicletas.
Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3767#ad-image-0