A Rádio Câmara ouviu a diretora-executiva da Atletas pelo Brasil, Daniela Castro, para saber mais sobre a carta distribuída pela instituição aos candidatos à presidência da República.

 

No documento estão propostas como a definição de metas para o desenvolvimento do esporte nas escolas, com impacto no Plano Plurianual e no Orçamento da União; a criação de um Sistema Nacional Esportivo e a renovação da Lei de Incentivo ao Esporte.

 

A diretora explicou que o sistema é importante para definir, entre os entes federativos (União, Estados e municípios), quais as atribuições de cada um. “Na França, por exemplo, os municípios fazem atividades monitoradas e promovem alguns campeonatos. A federação está integrada no sistema. Os talentos, quando identificados, vão treinar em centros de excelência”, explica.

 

Daniela afirmou que o Brasil se envolve pouco com o tema. “A gente vê que as secretarias de esporte são sempre pouco valorizadas nas cidades. Nosso desafio é mostrar que o esporte é um tema relevante e gera um impacto concreto na vida das pessoas”, completa.

 

Durante a entrevista, ela ainda defendeu uma “oxigenação” no esporte de alto rendimento. “Muitas vezes o investimento é feito, mas não se sabe como ele é investido”, explica.

 

Confira no link a entrevista completa: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/COM-A-PALAVRA/472862-ATLETAS-COBRAM-DE-PRESIDENCIAVEIS-COMPROMETIMENTO-COM-O-ESPORTE-NO-PAIS.html