Em tempos de megaeventos esportivos o trabalho infantil se intensificou. É o que aponta pesquisa realizada pelo Observatório de Violações de Diretos de Crianças e Adolescentes (OVDCA) do Governo do Estado da Bahia em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego.
No período compreendido entre o primeiro e o último jogo da Copa em Salvador, foram identificadas 500 situações de trabalho infantil ou no entorno da Arena Fonte Nova ou da Fan Fest. Os casos mais frequentes foram de crianças e adolescentes envolvidas na venda de alimentos, coleta de latas de alumínio e venda de queijo na brasa em praias, a maioria delas acompanhadas pelos pais.
Segundo dados do Disque 100, canal de denúncia telefônica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em todo o Brasil, as denúncias de violações aos direitos de crianças e adolescentes aumentaram 15,6% durante a Copa do Mundo (12 de junho a 13 de julho deste ano) na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram feitas 11.251 denúncias de abusos contra crianças e adolescentes enquanto durante da Copa das Confederações, em 2013, foram 9.730.
Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/levantamento-constata-trabalho-infantil-durante-a-copa