Pelo quarto artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da sociedade e do Poder Público assegurar o direito ao esporte às crianças e aos adolescentes brasileiros. O direito ao esporte também é garantido às crianças e adolescentes de acordo com o artigo 227 da Constituição Federal.

 

A diretora-executiva da Atletas pelo Brasil, Daniela Castro, lembrou em entrevista do programa Conexão Futura que o esporte tem impacto comprovado em diferentes áreas do conhecimento.   “O esporte estimula o aprendizado. Já há estudos que mostram melhora dos alunos em disciplinas como matemática e inglês. Além disso, o esporte transmite valores como trabalho em equipe, perseverança e determinação”.

 

A Atletas pelo Brasil trabalha desde 2009 defendendo a causa do esporte para todos. “Nós percebemos que 30% das escolas no Brasil não têm professor de educação física. (…) O esporte nunca foi prioridade nas políticas públicas”, diz ela.

 

Daniela Castro diz que há um caminho grande a avançar pela conscientização de que o esporte é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

 

“Nós defendemos uma Política Nacional de Esporte com metas e planejamento de longo prazo, para que seja definido, por exemplo, um tempo mínimo de atividade física nas escolas. Além disso, a Atletas pelo Brasil pede a criação de um Comitê Interministerial para o esporte”.