Encontro REMS - Crédito: Divulgação

 

Foram divulgados os participantes selecionados para o programa Sport for Community do Governo dos Estados Unidos, e a maioria dos indicados da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) foi escolhida. O programa oferecerá aos participantes uma experiência orientada nos Estados Unidos durante três semanas, com objetivo de fornecer ferramentas e aprimorar conhecimentos. A Atletas pelo Brasil é a secretária-executiva da REMS e a responsável pelas ações de advocacy.

 

“O Consulado dos EUA procurou a REMS e a Atletas pelo Brasil para indicarmos nomes de candidatos. Os concorrentes passaram por um processo com avaliação de currículo e duas entrevistas. Essa ação comprova como a Rede é reconhecida como referência em desenvolvimento humano no Brasil. Apenas um dos nossos indicados não foi selecionado devido à proficiência no inglês”, afirma Louise Bezerra, secretária-executiva da REMS.

 

Gabriel Mayr, da Urece; Amanda Bush, do Instituto Barrichello Kanaan; Gabriela Pinheiro, da Associação Luta Pela Paz; Alessandro Martins, do Instituto Trevo; Ana Elisa Caron, do Instituto Compartilhar; Marcelo Neiva, do Instituto Guga Kuerten, e Louise Bezerra, Secretaria Executiva da REMS, foram os escolhidos. Além das três semanas nos EUA, a orientação por meio do programa terá continuidade ainda um ano após a conclusão da experiência de intercâmbio, período no qual os participantes receberão apoio para implementar projetos em suas organizações utilizando os conhecimentos adquiridos.

 

A REMS reúne 52 organizações da sociedade civil que trabalham com o tema do esporte em dez estados brasileiros, as quais, de acordo com a sua forma de atuação, são potenciais beneficiárias da Lei. A principal ação política da Rede é contribuir para melhoria da Lei de Incentivo ao Esporte e trabalhar pela sua renovação, já que seu prazo de vigência vai até 2015. Para fazer parte da Rede, a organização interessada deve enviar um e-mail pelo site http://rems.org.br, que entrará em contato e indicará uma outra organização para “apadrinhar” a candidata a integrante. Para finalizar a participação, os outros membros da REMS devem aprovar a participação. Durante o primeiro ano, a organização será “membro observador”.