A repórter Raquel Júnia, da EBC, fez uma reportagem mostrando que, mesmo nos locais em que há um incentivo do governo, são muitas as dificuldades para a prática de esporte nas escolas públicas do Rio de Janeiro.
A Escola Municipal Guimarães Rosa, no bairro de Magalhães Bastos, é uma das incluídas no projeto Rio 2016, que incluiu novos esportes, como o rugby e o badminton, na educação física. A escola também é contemplada pelo programa Mais Educação, do governo federal, que oferece aos alunos atividades como a capoeira e o judô no contraturno das aulas regulares.
No entanto, a escola ainda tem problemas como uniformes inadequados, falta de espaço físico para a prática de esporte e muito improviso. Mesmo com o título de unidade de referência, a escola tem apenas uma quadra, descoberta, para realizar todas as atividades. A diretora Jorgina Rodrigues sonha com um espaço mais estruturado. “O ideal seria ter uma escola com um espaço físico adequado, que tivesse, por exemplo, um lugar para os alunos tomarem um banho.”
Segundo a Secretaria de Educação, das 1.004 unidades da rede municipal, 369 não têm quadras. Entre essas, 172 não têm espaço para a construção das quadras e atividades esportivas são feitas em clubes ou associações. A prefeitura promete a construção de 25 novas quadras de esporte até o final do ano.
O projeto que deu origem a esta reportagem foi vencedor da Categoria Rádio do 7º Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, realizado pela Andi, Childhood Brasil e pelo Fundo das Nações Unidos para a Infância (Unicef).
Leia mais aqui: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2014-05/professores-improvisam-pratica-esportiva-em-escolas-do-rio