A Folha de S.Paulo divulgou nesta terça-feira, dia 13, uma reportagem que mostra que, a 30 dias do início da Copa do Mundo, o país não cumpriu nem metade daquilo que se comprometeu a fazer para o Mundial.

 

Das 167 intervenções anunciadas, apenas 68 estão prontas, ou 41%. Outras 88 (53%) ainda estão incompletas ou ficarão para depois da Copa. Onze obras foram abandonadas e não sairão do papel.

 

A Folha checou as informações que constam na chamada “matriz de responsabilidades”, documento que lista o que o Brasil pretende fazer para a Copa. O setor mais beneficiado na ocasião foi a mobilidade urbana, para facilitar o deslocamento dos turistas nas cidades-sede. Só que, às vésperas da Copa, apenas 10% das obras estão concluídas – a maior parte está incompleta.

 

Leia mais informações sobre a reportagem neste link:  http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/05/1453452-a-30-dias-da-copa-metade-das-metas-nao-foi-cumprida.shtml

 

Queremos legado

 

Em 2011, a Atletas pelo Brasil apresentou uma proposta ao governo de um projeto de legado para o esporte. Ela abordava, entre outros temas, do acesso das pessoas a uma atividade física, da necessidade de esporte de qualidade em todas as escolas e da criação de um sistema nacional esportivo no país.

 

O esporte é hoje reconhecido como importante ferramenta para o desenvolvimento humano, tendo impacto na saúde, na educação, na mobilidade urbana, na redução da violência. E, por isso, poderíamos ter aproveitado os jogos para ter um plano de longo prazo no país e nas 12 cidades-sede da Copa.

 

Agora, esperamos que a Copa sirva de lição e aprendizado para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Por isso levantamos a bandeira: queremos legado!