Aproximadamente 500 indígenas de sete comunidades participaram do evento, que reuniu público estimado em 1,5 mil pessoas nos dois dias de competições.

 

Promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), a 4ª edição dos Jogos Interculturais Indígenas ocorreu neste fim de semana, dias 26 e 27, na Comunidade Nossa Senhora do Livramento (a 20 minutos da área urbana de Manaus).

 

Um público estimado em 1,5 mil pessoas participou dos dois dias de competições, que reuniu aproximadamente 500 indígenas de sete comunidades: Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião, Agrovila, Julião, Tupé, Ebenéze e Abelha.

 

De acordo com o cacique Astélio Martins Thomás, o evento consegue fomentar o intercâmbio entre os desportistas. “Com os “jogos”, conseguimos reunir atletas de etnias como a Apurinã, Baré, Mura, Tukano, Tariano, Dessano, Deni e Miranha, fazendo com que a relação entre eles melhorem e que haja uma troca de experiência, cultura e costume”, enfatizou.

 

Dentre as modalidades disputadas, fizeram parte do cronograma de atividades a Corrida de 80 m, Corrida de saco, Corrida de 4 km, Salto em Distância, Voleibol, Futebol, Natação, Mergulho, Canoagem, Zarabatana, Arco e Flecha, Peçonha, Voleibol, Lança e Cabo de Guerra.

 

Da etnia Baré, Afraim Garcia de 13 anos de idade conquistou a medalha de ouro na Corrida de 80 m, com o tempo de 8,93s. ”Eu adoro praticar esporte e essas competições são muito importantes, pois assim, podemos ocupar a mente com algo realmente interessante e o desempenho na escola também melhora”, declarou o garoto.

 

Fonte: http://semdej.manaus.am.gov.br/4o-jogos-interculturais-indigenas-reune-atletas-de-sete-comunidades/